Pode-se dizer, que o sucesso de todo tipo de negócio depende, em maior ou menor grau, da experiência que o cliente tem em contato com ele. O seu nível de satisfação com o produto ou com o serviço vai contribuir diretamente para que ele decida se vai ou não realizar negócios novamente.
A experiência do cliente com o estacionamento em que ele decide colocar o seu veículo também vai, certamente, ser um fator na escolha desse cliente de retornar ao seu pátio, ir para o pátio do concorrente, ou até mesmo deixar o carro em uma vaga na rua.
Aqui nós iremos abordar quais são as medidas que podem ser tomadas para o seu estacionamento melhorar a experiência que o seu cliente terá, promovendo o negócio e atraindo mais clientes e um maior faturamento.
Começaremos a seguir, falando um pouco sobre o que é a experiência do cliente.
A experiência do cliente no seu estacionamento
O negócio de estacionamentos lida com alguns pontos muito importantes na vida dos seus clientes, o que acaba afetando a sua experiência e a sua elação com o negócio. Veja alguns deles:
Responsabilidade com o Veículo
Um dos pontos principais é que um veículo é um bem com valor elevado e o cliente estará deixando esse bem sob a responsabilidade da administração do local. Ele precisa se sentir seguro de que o seu veículo não será avariado ou roubado.
A Importância do Fator Tempo
A maioria dos clientes regulares de estacionamentos utilizam o veículo a trabalho. Ele provavelmente não vai gostar de perder tempo em filas para entrar, pagar ou sair. Ou mesmo aguardar o remanejamento de veículos para sair com o seu carro.
Conforto e Comodidade
Estacionar o carro é obviamente apenas uma rotina indispensável, por isso, quanto menos trabalho o cliente tiver para cumprir essa rotina, melhor para ele. E consequentemente é melhor também para o estacionamento. O acesso às vagas e a oferta de opções de pagamento convenientes são alguns dos pontos principais.
Atendimento Diferenciado
Embora alguns clientes prefiram não precisar de contatos diários com funcionários no pátio, se ele tiver uma dúvida, precisar de uma informação ou qualquer outro tipo de ajuda, ele certamente gostará de ser atendido por alguém cordial e bem disposto. Outras vezes, um funcionário atento pode até mesmo reconhecer detalhes de clientes recorrentes e antecipar soluções, ou até mesmo oferecer um simples sorriso em um dia mais difícil.
Então agora nós iremos mostrar algumas formas de facilitar esses pontos importantes, melhorando a experiência do seu cliente.
Como melhorar a experiência dos seus clientes em seu pátio
No tópico anterior, nós falamos sobre alguns pontos importantes para a experiência do cliente com o seu estacionamento. Agora, nós vamos então mostrar algumas formas de fazer com que o seu negócio possa proporcionar esse tipo de bem estar aos seus clientes.
1. Agilizar a recepção e a liberação de veículos
A entrada e saída do estacionamento é um dos principais pontos a serem considerados neste tópico, mas não é o único. A facilidade de encontrar vagas livres, a rapidez no pagamento, o layout do estacionamento e até mesmo a sinalização adequada, contribuirão para que a entrada e a saída dos clientes em seus carros seja uma tarefa mais fluida e ágil. A existência de filas é o ponto baixo dessa falta de agilidade e prejudica muito a imagem do negócio.
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Há uma boa combinação de equipamentos que ajuda a agilizar a recepção e liberação. Apenas com uma cancela automatizada e um totem de acesso, tudo é feito de forma automática, sem demora. O cliente recebe o ticket e a cancela abre. Na saída, ele faz o pagamento e pode sair também sem nenhuma demora.
Como alternativa ao totem, existe a TOP CloudPark, uma maquininha remota que pode ser operada por um funcionário e tem a função principal de expedir tickets e receber pagamentos, contando também com integração às cancelas.
2. Facilitar e agilizar o pagamento
Agilizar o pagamento é também uma forma de agilizar a liberação dos veículos e não tomar um tempo desnecessário da vida do seu cliente. Para estacionamentos em locais com grande movimentação, existem os totens de autopagamento, equipamentos que podem ser instalados em pontos chave, de fácil acesso ao cliente, e que ajudam a providenciar a liberação antes mesmo dele chegar ao veículo.
Mas, para além da agilidade, outro ponto fundamental nos dias atuais é a comodidade. Todos, sem exceção, vão preferir utilizar uma forma de pagamento que seja conveniente para elas, então é necessário que o seu negócio trabalhe com opções variadas.
Você não precisa abolir o uso de papel moeda, mesmo porque ainda é um meio de pagamento utilizado. Nem vai se contentar em oferecer a opção de pagamento com cartões de crédito e débito apenas. Pix e QR code são formas de pagamento bastante utilizadas atualmente e que possibilitam aos seus clientes escolherem onde eles irão pagar, pelo próprio celular, através do aplicativo de sua escolha. Isso faz com que o pagamento do tempo de permanência no estacionamento seja tão simples quanto enviar uma mensagem e possa também ser feito sem intervenção humana.
Totens de acesso, de autopagamento e a maquininha TOP também podem oferecer todas essas opções.
3. Mantenha tudo em pleno funcionamento
Para que as melhorias realizadas em seu estacionamento tenham efeito duradouro e efetivo no dia a dia do cliente, tudo precisa funcionar perfeitamente. Afinal, o que adianta providenciar uma cancela com liberação automática se, vez ou outra, ela não funcionar como deveria e o cliente ficar esperando?
É natural pensar que manter todos esses sistemas funcionando deve dar muito trabalho e consumir muitos recursos, mas não é assim que as coisas funcionam ao contratar a CloudPark.
Nós planejamos, implementamos, damos suporte, manutenção e treinamento, para os equipamentos e sistemas, inclusive se você opta pelo sistema de locação com a gente. Isso porque nós pensamos que você deve estar livre para gerir o seu pátio e realizar o seu trabalho. Não seria interessante pra você ter mais tarefas apenas porque contratou nossos serviços.
Manter tudo em perfeito funcionamento é o nosso trabalho!
4. Seja sinônimo de segurança e organização
Qual é o cliente que diria não se importar com a segurança do estacionamento onde deixa o seu veículo? Certamente nenhum!
Parte da experiência desejada por todo cliente de um estacionamento é a certeza de que ele deixará o seu bem por algumas horas em um local em que confia. Ele sabe que, mais tarde, vai buscar seu veículo intacto e de forma tranquila, voltando pra casa sem esse tipo de preocupação.
A segurança e a organização são aspectos que se complementam na percepção do cliente, então veja algumas dicas e pontos importantes para avaliar:
ILUMINAÇÃO – Uma boa iluminação deve ser suficiente e não gerar pontos cegos.
SINALIZAÇÃO – Placas e indicações adequadas evitam acidentes, tráfego e perda de tempo.
CÂMERAS DE SEGURANÇA – Úteis em vários aspectos, elas podem coibir ações criminosas, conferem ao pátio um status de segurança e servem como monitoramento por parte da gerência.
CÂMERAS LPR – Esse tipo de câmera serve para ler automaticamente a placa de cada carro que entra ou sai do seu estacionamento. Além de um registro com fácil verificação para os casos de perda de tickets, funciona também como um importante registro do que acontece no pátio.
+ Leia Mais: 4 motivos para ter uma câmera LPR – leitora de placas de veículo
Seu cliente perceberá também o nível de profissionalismo do seu negócio ao utilizar o serviço. Cobranças e liberações automáticas, controle do fluxo de veículos, registro de placas, facilidade e variedade de formas de pagamento, ou seja, todas as ações para tornar o serviço mais prático, seguro e organizado, vão colaborar para um melhor nível de experiência do cliente.
5. Não trabalhe com funcionários sobrecarregados
Um dos resultados de implementar sistemas automatizados no estacionamento é ter funcionários livres para o atendimento e outras tarefas que os sistemas não podem realizar. Quando toda a rotina do estacionamento precisa ser feita manualmente, não há espaço para mais nada em seu expediente de trabalho, que não sejam as tarefas mecânicas ou burocráticas.
Ter funcionários mais bem dispostos e satisfeitos com as rotinas de seu dia a dia vai impactar diretamente a experiência do seu cliente. Afinal, quem não desconfia de um local de trabalho onde todos estão estressados e ocupados demais? E quem, por outro lado, não vai gostar de ser tratado com atenção, respeito e cordialidade?
Contar com sistemas e equipamentos modernos de estacionamentos vai deixar o seu negócio mais eficaz, seguro e organizado. Em consequência, você terá clientes mais satisfeitos, retornando todos os dias e indicando o seu pátio para os demais colegas de trabalho.
Uma maior lucratividade, com menos trabalho e clientes satisfeitos é o mínimo que a CloudPark oferece!
Somos uma empresa de renome no mercado, que atende as necessidades dos mais variados tipos de estacionamentos. Conte com a gente! Entre em contato e saiba como podemos ajudar a melhorar ainda mais o seu negócio.