Você já deve saber que administrar um estacionamento não é nada fácil. Imagine administrá-lo para que se torne ou se mantenha como um negócio rentável? É um desafio, não é verdade?
Se você já está há algum tempo no mercado, com toda certeza já sabe bem do que se trata a administração de estacionamento e já tem, em algum nível, alguma rentabilidade.
Nós trazemos aqui alguns segredos ou dicas, que podem servir não apenas para aqueles que estão começando um negócio no ramo, mas também para aqueles que já possuem grande experiência na administração de seus pátios.
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Afinal, mesmo uma simples dica pode ser uma maneira de melhorar ainda mais o seu negócio. Confira todas elas e veja se elas podem te ajudar. Nós esperamos que alguma delas possa servir para o seu estacionamento!
1. Lembre-se: Sem o básico, nada vai funcionar
Antes de começar a promover melhorias, vale checar se o básico da boa administração de estacionamento está sendo realmente levado em consideração.
Equilibrar as despesas com as receitas, ter fluxo e reserva de caixa, precificar de modo a se manter competitivo, ter as finanças muito bem organizadas, funcionários aptos e bem dispostos, são alguns itens básicos para o bom funcionamento de qualquer tipo de negócio.
2. Não subestime o peso da boa aparência
Até mesmo uma pessoa desorganizada em sua vida pessoal, não gosta de lidar com o desleixo em uma empresa que presta para ele um serviço. Um estacionamento precisa, em primeiro lugar, de segurança e praticidade. Porém, a aparência do local e das pessoas que nele trabalham contribuirão e muito para a retenção do cliente e vão até mesmo influenciar as suas atitudes, enquanto deixa ou pega o seu carro.
O estacionamento não precisa ter itens de luxo, nem grandes primores na decoração. Precisa, no entanto, estar sempre limpo, bem iluminado, ter sinalização clara, manutenção dos equipamentos e funcionários com uniformes limpos. Se o seu pátio está sujo, por exemplo, além da má impressão, alguns clientes podem se sentir à vontade para jogar lixo pelo chão.
As tarefas de limpeza e o cuidado com a aparência devem ser constantes, a começar pelo gestor e pelos funcionários. Facilitar a manutenção de um ambiente limpo, providenciando lixeiras e avisos em locais estratégicos, por exemplo, ajudam a tornar essa tarefa mais fácil.
3. Controle tudo o que acontece no seu estacionamento
Como em todo negócio, a pessoa mais interessada deve estar presente para que tudo saia como é desejado e ela possa resolver questões urgentes. Mas quando falamos em presença não estamos dizendo que, necessariamente, você deva estar no pátio todos os dias, durante todo o horário de funcionamento. Principalmente para quem administra mais de um pátio, essa tarefa seria impossível.
O que você precisa é ter os meios para saber o que acontece no seu estacionamento, em tempo real. E, felizmente, nos dias de hoje isso é possível, de forma bem simples, acessível e prática.
Os sistemas para estacionamento podem te ajudar nessa tarefa, seja através da implementação de equipamentos automatizados, como cancelas, totens, câmeras, entre outros, ou mesmo utilizando uma simples maquininha.
Os clientes CloudPark contam com um sistema de gestão que é bem simples de utilizar e mostra dados como os pagamentos dos clientes, vagas disponíveis, imagens dos veículos, suas placas e possíveis ocorrências no pátio, tudo em tempo real.
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E você não precisa estar nem perto do local de trabalho, já que pode acessar essas informações de qualquer computador ou tablet e até mesmo do seu smartphone, sem precisar instalar nada. Você pode ver todas essas informações, de todos os seus pátios, enquanto está no trânsito ou mesmo sem sair de casa.
Você nunca mais será pego de surpresa ou precisará estar presente para ter o controle de tudo o que acontece.
4. Busque o atendimento ideal, com funcionários satisfeitos
Em muitos estacionamentos, os funcionários estão tão focados com as rotinas diárias, que mal tem tempo de olhar para o cliente que passa. Automatizar algumas dessas rotinas é a solução para que eles tenham mais tempo e disposição para atender e ajudar seus clientes.
Os totens de entrada e saída automatizam a emissão e recebimento dos tickets e, integrados a uma cancela automatizada, liberam a passagem dos veículos sem intervenção. Para os empreendimentos que não podem ou querem arcar com o aluguel desse tipo de equipamento, a CloudPark também oferece uma maquininha feita especialmente para administração de estacionamento.
A TOP CloudPark tem uma interface bem simples e pode ser operada de forma remota por um único funcionário. Ele emite e entrega o ticket na entrada e recebe o pagamento na saída. Além de receber pagamentos com cartões e PIX, no ticket vai impresso um QR Code para que o cliente efetue o pagamento da forma como preferir.
Com um menor volume de funcionários ocupados com as rotinas do dia a dia e certamente mais bem dispostos, os seus clientes podem receber aquele atendimento especial e personalizado que pode fazer a diferença para ele, além de deixar o ambiente de trabalho mais leve e positivo. Imagine ter o hábito de se esquecer onde deixou o seu veículo e ter sempre um funcionário sorridente que te reconhece e te encaminha até lá? Todos ganham, inclusive o seu negócio.
5. Controle todas as cobranças e recebimentos
A administração de estacionamento que não conta com nenhum nível de automação está sujeita a erros que geram reclamações e prejuízos.
Com os sistemas de estacionamento trabalhando em conjunto com a sua equipe, a emissão e recebimento dos tickets, o cálculo do tempo de permanência e os pagamentos realizados, deixam de depender do fator humano e estarão registrados no dashboard do seu software de gestão remota. Seu estabelecimento não sofrerá mais prejuízos por cálculos equivocados, cobranças não realizadas ou não pagas.
Além disso, todo esse registro de movimentações ficará armazenado e disponível sempre que precisar. O sistema vai também utilizar esses e outros dados para gerar relatórios que serão de extrema importância para uma análise da situação financeira do negócio.
Investir em automação de processos operacionais e administrativos é uma das melhores, mais práticas e mais acertadas formas de manter as finanças no lugar.
6. Considere ações de marketing e presença digital
Hoje em dia, os mais variados tipos de negócios se beneficiam com a sua presença nas redes sociais e com ações de marketing, seja no meio presencial ou digital.
Porém, para alguns tipos de negócio, ou melhor, a depender principalmente da saúde financeira de um negócio, iniciar essa empreitada pode causar prejuízos, seja pelos gastos adicionais ou por uma presença negativa nos meios digitais, ocasionada pela má administração de páginas e perfis.
Mas ter uma presença digital é sinônimo de confiabilidade. Então, por menores que sejam os recursos, providenciar uma página na web apenas com os dados básicos da empresa já pode ser um bom começo.
Já para se posicionar nas redes sociais é necessário tempo ou dinheiro, mesmo que não haja gastos com propaganda. As suas redes sociais podem ter o propósito de ser um canal de informação e conversa com os seus clientes, ou uma forma de atrair novos clientes. Considere, antes de mais nada, se manter a sua presença nas redes será realmente importante no momento atual da empresa.
Da mesma forma, ações de marketing dentro ou fora do ambiente online precisam de recursos e devem ser bem planejadas para não gerar resultados negativos. As ações de marketing são normalmente utilizadas por estacionamentos que já possuem recursos e podem suportar uma expansão da clientela. Na dúvida, não faça.
Os relatórios financeiros e gerenciais de nosso sistema podem dar uma visão mais clara a respeito de quantas vagas ficam desocupadas ao longo do dia, ou se o seu lucro e demanda sugerem a possibilidade de expansão.
7. Faça o necessário para que o cliente volte e indique seu negócio
Alguns detalhes mencionados nas dicas anteriores vão colaborar e muito para que o cliente se sinta satisfeito em estacionar em seu pátio. Facilidade de entrada e saída, limpeza e organização do espaço, as formas de pagamento preferidas e o tratamento diferenciado por parte dos funcionários são alguns desses detalhes.
Se um pátio está inserido em uma zona comercial, com muitos clientes em potencial, mas também com um grande número de concorrentes ao redor, um cliente insatisfeito de uma das empresas próximas pode não apenas deixar de indicar, mas também levar outros de seus clientes para o concorrente. E o ideal é justamente o contrário.
Embora preencher todos os requisitos que já mencionamos para obter um cliente satisfeito seja uma meta desejável e relativamente difícil de ser alcançada, você não precisa parar por aqui. Avalie a possibilidade de implementar ações simples, mas que podem dar resultados, como por exemplo:
- Descontos especiais para grupos ou empresas
- Programa de indicações com descontos progressivos
- Programa de fidelidade com metas e benefícios
- Envio de brindes e agradecimentos
- Comemoração de datas especiais
Essas ações de fidelização serão também um termômetro para possíveis ações de marketing mais elaboradas no futuro.
A administração rentável de estacionamento envolve todas as áreas do negócio. Desde o básico para manter o saldo entre as entradas e saídas positivo, passando pela manutenção de um ambiente positivo, até a decisão de executar ações para o crescimento da empresa, é um equilíbrio delicado que precisa ser mantido.
Esperamos, portanto, que algumas dessas dicas sejam proveitosas para o seu negócio!
E você pode contar com a CloudPark para que a administração do seu estacionamento se torne sempre mais prática e mais rentável. Converse com a gente.