Em um negócio de estacionamento, como em qualquer outro negócio, nem sempre é possível ampliar a lucratividade. Porém, muitas vezes existe espaço para cortar gastos desnecessários, além de evitar prejuízos. Sejam perdas rotineiras ou mesmo ocasionais, elas podem impedir a realização de novos investimentos, prejudicar a saúde financeira do negócio, ou até mesmo inviabilizar o seu funcionamento.
Aqui neste artigo, nós vamos dar algumas dicas importantes sobre como evitar prejuízo no estacionamento. Você verá que são medidas possíveis e simples, que ao serem tomadas podem transformar a lucratividade do seu pátio.
Principais causas de prejuízo no estacionamento
Seu estacionamento tem boa localização, tem um bom fluxo de clientes e os valores são competitivos, mas todos os meses as contas simplesmente não fecham, como era de se esperar.
O que pode estar acontecendo?
É bem possível que você esteja perdendo receita por algum motivo, ou simplesmente não tenha dados suficientes para alcançar todo o potencial do seu negócio. Veja então, a seguir, algumas dicas para evitar prejuízo no estacionamento.
Dica 1: Agilidade no atendimento
Ser ágil na recepção e na liberação de veículos é um ponto crucial para um estacionamento. Ainda que não seja um hábito a existência de filas, ou que seu pátio sempre tenha vagas disponíveis, isso não quer dizer que o seu negócio não precisa de mais agilidade.
Como saber se outros clientes deixam de entrar no seu estacionamento ao observar um veículo parado na porta, ou quantos de seus clientes deixam de retornar porque perderam tempo demais para chegar, sair ou mesmo realizar um pagamento?
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É necessário ter uma equipe bem treinada, além de dispositivos que possam agilizar as rotinas, como cancelas automatizadas, totens de acesso e formas rápidas e convenientes de pagamento.
Dica 2: Precisão nas cobranças
No seu pátio existe uma forma de medir se todos os veículos estão sendo devidamente cobrados pelo serviço, incluindo o correto tempo de permanência no estacionamento? Se tudo é feito manualmente, não há nada que garanta não haver perda de receita, e dificilmente você terá um registro do quanto realmente está perdendo.
Se um funcionário esquece ou se confunde com a cobrança, ele pode abrir manualmente a cancela e nada será registrado. Precisará também olhar o horário de entrada no ticket e fazer a conta do tempo de permanência para realizar a cobrança. Então, de um a outro erro, um dia após o outro, o seu negócio pode estar perdendo valores importantes, todos os meses, sem que ninguém tenha ciência disso.
Com sistemas automatizados isso jamais acontece. Todo o processo de cobrança é feito de forma automática pelo sistema e os veículos são liberados apenas mediante a confirmação do pagamento. Por exemplo, se o cliente não inserir o seu ticket de estacionamento no totem de saída e pagar o valor devido, a cancela permanece fechada.
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E ainda por cima, através do painel de controle do sistema você terá acesso ao registro de tudo o que aconteceu no pátio. Todos os veículos, cada período de permanência, o quanto pagaram e com qual forma de pagamento, dia após dia, estarão registrados. E esses são apenas alguns dos dados que você terá à disposição, para nunca mais perder o controle das cobranças e evitar o prejuízo no estacionamento.
Dica 3: Segurança contra fraudes
A principal e mais onerosa fraude que pode ocorrer em um estacionamento é a fraude de avaria do veículo no pátio. O cliente entra no seu estacionamento com o carro avariado e, quando vai busca-lo, declara que a avaria ocorreu dentro do pátio.
Essa é uma situação bastante complicada, porque embora muitos estacionamentos instalem placas se eximindo da responsabilidade por danos ocorridos no local, esses avisos não possuem nenhum valor jurídico. O estacionamento é de fato o responsável pelas avarias que possam ocorrer durante a permanência dos veículos em seus pátios. O consumidor não precisa sequer apresentar uma prova, basta formalizar a denúncia enquanto o carro está estacionado.
Embora, felizmente, isso não ocorra com tanta frequência, pode significar um considerável prejuízo, além de uma dor de cabeça que pode e deve ser evitada.
Com a instalação de câmeras de avaria, todos os veículos são fotografados automaticamente, por todos os ângulos, ao entrar ou sair do estacionamento. Assim, uma alegação como essa se torna impossível, já que o estacionamento terá todas as provas em mãos.
Dica 4: Segurança contra acidentes
Em continuação ao item anterior, e se a alegação do cliente for verdadeira e for constatado, através das fotografias, que a avaria aconteceu realmente no seu estacionamento? É necessário, portanto, evitar que acidentes aconteçam dentro do seu pátio.
Existem inúmeros fatores que podem contribuir para a ocorrência de sinistros no seu estacionamento, como por exemplo:
- Vagas muito próximas umas das outras.
- Vias muito estreitas ou com muitas curvas.
- Falta de sinalização adequada.
- Falta de iluminação adequada.
- Grades ou muros com altura insuficiente.
- Ausência de vigilância.
Neste último item, a vigilância pode estar relacionada com a instalação de câmeras, de iluminação em todos os pontos do estacionamento, da existência de uma equipe de segurança profissional, ou mesmo a permanência constante de funcionários no local. O estacionamento pode ter grades e vigilância na entrada, mas isso não impede que um cliente já no local, cause algum tipo de dano.
Os demais itens dizem respeito principalmente à facilidade de circulação dos veículos, evitando acidentes que trazem prejuízo ao estacionamento e transtornos para a equipe e para o próprio cliente.
E esse tópico não para por aí. É necessário verificar minuciosamente todas as possibilidades de prejuízos com acidentes. Por exemplo, uma simples árvore com galhos pendendo para algumas das vagas pode representar um risco em potencial que é preciso prevenir.
Dica 5: Uso de dados estatísticos
A melhor forma de entender a situação real de qualquer tipo de negócio é obtendo dados sobre tudo o que acontece. Como já mencionamos aqui, ao implementar a automação em algum nível no seu estacionamento, você passa a ter acesso ao registro de tudo o que acontece no dia a dia. E porque isso é tão importante?
Você pode constatar que em horários específicos o seu pátio lota e não há funcionários suficientes para o atendimento, enquanto em outros horários sobra pessoal da equipe, além de vagas. Ao invés de contratar funcionários para os horários de pico, você pode remanejá-los.
Pode também identificar dias e horários onde uma promoção pode aumentar a receita, ao invés de deixar vagas vazias nesses horários. Pode identificar se há necessidade e também se é viável uma ampliação do negócio. Pode entender melhor o fluxo de despesas e receitas para se preparar melhor, entre inúmeros outros insights que são vitais para evitar prejuízo no estacionamento e identificar oportunidades de aumento da receita.
Dica 6: Feedback e retenção do cliente
É relativamente fácil identificar quais são aqueles clientes assíduos que estão sempre utilizando os seus serviços. Mas não é tão fácil saber a quantidade de clientes que não voltam e os reais motivos para que isso aconteça.
É necessário estar sempre em contato com o seu cliente. O que ele gosta ou não no seu pátio, o que ele gostaria de mudar, se ele indica ou não o serviço, se na empresa dele as pessoas estacionam em outro local e porquê.
Caixinhas de sugestões e contatos eletrônicos podem parecer não muito eficazes, mas são uma boa forma de medir qual é a visão que o cliente tem do seu negócio. Porém, uma das melhores formas de contato com o cliente e coleta dessas impressões é através de sua equipe.
Em estacionamentos com automação, os funcionários não precisam desempenhar tantas tarefas burocráticas e ficam livres para um atendimento mais pessoal ao cliente. Eles podem ser orientados, inclusive, a fazer algumas perguntas específicas, ocasionalmente, colhendo feedbacks importantes nas respostas. Alguns clientes não preencheriam um papel para uma caixinha de sugestões, mas estariam mais propícios a elogiar ou desabafar com um funcionário cordial e bem disposto.
Evite prejuízo no estacionamento com a CloudPark
A CloudPark é uma empresa de estacionamento que fornece soluções personalizadas e flexíveis de automação e gestão para estacionamentos de qualquer tamanho ou formato.
Fornecemos equipamentos e sistemas como cancelas automatizadas, totens inteligentes, câmeras de avaria e leitoras de placas, caixas de validação, maquininha de pagamento para estacionamento, sistema de reserva de vagas e estações de recarga de carros elétricos, inclusive em sistema de locação, com pagamentos mensais.
Além disso, cada um desses equipamentos é integrado à um sistema de gestão completo, que armazena todos os dados do dia a dia de suas operações e ainda fornece relatórios detalhados, que podem ser acessados de forma remota, até mesmo por um celular.
E você não precisa ter todos esses equipamentos instalados. Com nossa grande experiência no mercado, nós avaliamos o seu negócio e indicamos apenas a configuração ideal, personalizada para o seu pátio, levando em conta inclusive a realidade financeira do seu negócio.
Entre em contato com a CloudPark, pare de levar prejuízo no estacionamento e encontre novas formas de ampliar suas receitas e maximizar seus lucros!