Os custos de manutenção do estacionamento estão altos?
Você não está sozinho nessa. A manutenção de qualquer tipo de negócio exige recursos que muitas vezes estão além daquilo que se espera para manter a saúde financeira e obter lucros vantajosos.
Muitos estacionamentos podem estar na mesma situação, mas aqui nós vamos mostrar medidas que podem ser tomadas com baixo investimento e que reduzem e muito os custos de manutenção, ao mesmo tempo em que melhoram a prestação de serviço no seu ou nos seus pátios.
Custos para a manutenção do estacionamento
Sabemos que os custos para a manutenção de um estacionamento podem variar bastante, por conta de uma série de fatores. A grande maioria dos itens incluídos nos custos para operar vão depender da cidade e do bairro de localização, se a praça é ou não movimentada, do valor do aluguel do local, quando aplicável, das diferenças de uma região a outra, no que se refere aos impostos municipais e estaduais, entre outros que vamos exemplificar agora.
Aluguel de ponto comercial
Grande parte dos estabelecimentos comerciais de qualquer espécie funciona dessa forma. O dono de um estacionamento pode ser dono do negócio, de sua marca (quando não vinculado a uma franquia), de todos os equipamentos e mobiliário, mas não do imóvel ou do terreno em que ele funciona. O aluguel do ponto comercial é um custo fixo mensal.
Manutenção de equipamentos
odos os equipamentos do pátio ou do escritório necessitam de manutenção regular, além de eventuais modernizações e novas aquisições. Esse é um custo que cabe a empresa, quando ela não contrata os serviços de uma locadora especializada. A manutenção preventiva pode ser incluída como um custo fixo, enquanto a corretiva é variável.
Outros tipos de manutenção
Além dos equipamentos, outros itens que precisam de manutenção incluem a pintura de faixas, as placas de sinalização, sinalizações luminosas, a pavimentação, até mesmo a manutenção elétrica e hidráulica, todas fundamentais para o funcionamento do negócio.
Salários dos funcionários
A folha de pagamento exige um montante considerável de qualquer empresa, já que inclui não apenas os salários propriamente ditos, mas também todo tipo de impostos e contribuição sobre cada salário. É um custo mensal fixo para a empresa, que varia de acordo com o número de funcionários.
Contas de serviços básicos
A conta de energia elétrica pode ser especialmente alta, além de contas de água e possivelmente gás. Os serviços básicos podem variar mês a mês, mas essa variação é normalmente pequena, então há como prever o custo mensal aproximado.
Gastos com a segurança
Isso inclui funcionários específicos para fazer a segurança do pátio, quando necessário, gastos com a manutenção de câmeras e outros sistemas de segurança, além de seguros. Depende do tamanho, da localidade e da importância que a empresa dá à segurança.
Custo fiscal e contábil
Pagamento de todos os impostos relacionados à arrecadação, além da contratação de pessoal especializado ou de serviços de terceiros para cuidar de todos os detalhes da contabilidade. Uma gestão fiscal e contábil adequada pode representar menores gastos com impostos e com eventuais multas.
Gastos com a limpeza
Neste item pode haver uma mensalidade que é para uma empresa especializada, ou funcionários próprios para realizar a tarefa. Há também o gasto com todos os insumos e materiais necessários para o serviço de limpeza, quando uma empresa terceirizada não os fornece.
Outras despesas
Existem também outros tipos de despesas necessárias à manutenção de um estacionamento, incluindo itens como bobinas, tinta para impressora, material de papelaria, itens de higiene, uniformes e até mesmo café, açúcar, copos plásticos, a depender de cada caso.
Para definir com exatidão os custos com a manutenção do estacionamento, todos os tipos de despesa contam. Alguns deles vão variar conforme o tamanho e tipo de estacionamento, além da forma como ele opera.
Como é possível reduzir os custos de manutenção do estacionamento
Reduzir custos é um desafio para todo tipo de negócio. Muitas vezes, aumentar os lucros não é uma possibilidade, ou vai demandar investimento de tempo, recursos ou pesquisas de preços na concorrência. Se a conta no final do mês não bate, será necessário cortar alguns desses gastos. Mas e quando todos os gastos são essenciais para a operação?
Alguns desses gastos não podem ser contornados, como acontece com o pagamento de aluguel, com a manutenção e com os impostos. Outros podem ser reduzidos através de algumas estratégias, utilizando ou não recursos tecnológicos, como é o caso das contas de energia e água, além dos custos de gestão, segurança e manutenção.
Ao contrário do que pode parecer mais óbvio, reduzir custos com a manutenção do estacionamento não significa precarizar o serviço prestado, nem mesmo as condições de trabalho de seus colaboradores.
Para você, que também se preocupa com a qualidade do serviço prestado, nós vamos indicar algumas formas de reduzir os seus custos operacionais, sem reduzir a qualidade. Pelo contrário, o seu negócio vai até mesmo melhorar a qualidade do serviço, no mesmo passo em que economiza nos custos mensais e ainda melhora a arrecadação. Veja a seguir.
Compra e Manutenção de Equipamentos
Se a sua empresa adquire os equipamentos que utiliza e se responsabiliza pela manutenção dos mesmos, ela pode estar abrindo mão de consideráveis recursos.
A locação de equipamentos CloudPark permite que o seu estacionamento tenha os melhores recursos através de pagamentos mensais, que incluem também a manutenção. A sua empresa não precisará mais se preocupar com a compra de novos equipamentos e nem mesmo com o custo mensal de manutenção, assim como receberá novos equipamentos, incluídos na locação, caso algum deles pare de funcionar.
+Leia Mais: Alugar ou comprar equipamentos? Qual a melhor opção para seu estacionamento?
Automação ne Medida Certa
Equipamentos como a cancela automática, os totens de entrada e saída, câmeras LPR e totens de autopagamento, entre outros, permitem que as operações básicas do dia a dia sejam realizadas sem a necessidade de delegar essas atividades aos seus funcionários de forma exclusiva.
Você não precisa perder esses funcionários. Eles podem ser especialmente valiosos para oferecer um atendimento ao cliente mais direcionado e personalizado. Além disso, sua operação pode crescer com o uso desses equipamentos, sem precisar de novas contratações.
Veja o quanto o seu estacionamento pode ganhar com automação. Confira aqui uma simulação gratuita:
Sistema de Gestão de Estacionamentos
Todo negócio precisa de profissionais de contabilidade, principalmente para o cálculo de impostos, incluindo o IRPJ e os encargos trabalhistas. Algumas empresas, no entanto, dependem desse tipo de profissional para tudo, seja um contador ou outro cargo do departamento financeiro. São eles, nesse caso, que tomam conta das finanças, informando como anda a sua saúde financeira, o quanto é necessário gerar de receita e que tipos de investimentos podem se realizar.
Mas com um sistema de gestão de estacionamentos, você registra e tem acesso a tudo o que acontece no negócio. Através de um dashboard (ou painel de controle) intuitivo e fácil de utilizar, você verifica todo tipo de dados importantes, como o dinheiro que entra, despesas a pagar, quantos veículos utilizaram o serviço, por quanto tempo e em que dias e horários. Ele gera também relatórios que são bastante úteis para avaliar a performance da empresa e o que se pode melhorar.
É possível acessar esse recurso de qualquer lugar, seja um computador no escritório, um celular, notebook ou tablet, até mesmo de sua casa. Você fica por dentro de tudo o que está ocorrendo no pátio, em tempo real.
Segurança Aprimorada sem Contratações Adicionais
Com um CCO – Centro de Controle Operacional CloudPark, uma única pessoa pode fazer o trabalho que antes precisaria de três a quinze funcionário para realizar. O CCO funciona como uma sala de controle, e o gestor também pode acessar os recursos fora dela. Todos os equipamentos do estacionamento ficam integrados ao Centro de Controle Operacional e você pode visualizar os dados nas telas. É possível verificar a integridade dos equipamentos, controlar remotamente algumas de suas funções, além de verificar a disponibilidade de tickets e bobinas de papel.
Mas o CCO é também um grande aliado da segurança do estacionamento. Integrado a câmeras de vigilância e a câmeras LPR, é possível ter uma visão completa do que ocorre em todos os recantos do pátio, prevenindo problemas, gravando registro das ocorrências, dando muito mais segurança com um investimento mais baixo do que o normal.
+Leia Mais: Controle dos pátios de um só lugar: conheça o CCO CloudPark
Agora veja se consegue imaginar: Os equipamentos CloudPark, nossa manutenção e suporte, trabalhando para o seu estacionamento e tornando o dia a dia mais prático, proporcionando maior controle, evitando perda de receita e ainda fazendo com que os seus clientes se sintam mais seguros para confiar seus veículos à sua equipe e à sua estrutura.
Demos, aqui, apenas alguns exemplos como é possível reduzir alguns custos com a manutenção do estacionamento, mas as possibilidades são muitas. Por exemplo, utilizando um CCO você pode até mesmo identificar onde os clientes descartam lixo com mais frequência, providenciando lixeiras nos locais e economizando também com a frequência do serviço de limpeza.
Reduza os custos de manutenção!
E a sua empresa não precisa nem mesmo comprar. Basta utilizar um plano personalizado de locação da CloudPark para usufruir desses e de muitos outros benefícios.
Somos uma empresa que é referência no mercado de estacionamentos, atendendo quase mil clientes em todo o Brasil, desde grandes redes de hospitais e aeroportos, até pequenos estacionamentos. Nossa missão é tornar o seu negócio mais eficiente, respeitando a sua forma de administrar. Conte com a gente!