Já pensou em ter um estacionamento?
Então deve ter feito essa pergunta: Estacionamento dá dinheiro?
Se você tem um terreno parado há anos, ou acabou de herdar um terreno vazio, não tem interesse na venda e nem em investir em uma grande construção, é provável que já tenha se perguntado se é vantajoso transforma-lo em um estacionamento.
Ou ainda, se você tem vontade de comprar ou alugar um terreno e montar o seu próprio estacionamento, ou até mesmo comprar um que já esteja em funcionamento e que esteja à venda. Outra pergunta que deve estar na sua cabeça é: Quanto fatura um estacionamento?
Aqui nós vamos falar sobre a rentabilidade de um estacionamento, além de temas relacionados, como por exemplo, o que se deve considerar antes de iniciar a sua empreitada, além de dicas para obter os melhores resultados no seu novo negócio.
O mercado brasileiro de estacionamentos

É muito difícil encontrar, hoje em dia, um estacionamento à venda. Todo mundo precisa de um local para estacionar seu veículo, de preferência perto do seu destino e que seja em um local seguro. Por isso, estacionamentos costumam ser rentáveis. Vamos falar um pouco sobre como está o mercado de estacionamentos no Brasil.
O volume de veículos circulando no Brasil nunca diminui, esse número aumenta todos os anos. Apenas em 2024, foram 2 milhões e quinhentos mil veículos novos emplacados. Ou seja, 2,5 milhões de clientes de estacionamento em potencial surgiram, em um único ano. No total, são nada menos do que 40 milhões de veículos leves circulando em todo o país.
Em contraste com o volume de estacionamentos e vagas distribuídos no Brasil, esse número é ainda mais interessante para quem pensa em entrar no negócio. São 40 mil estacionamentos funcionando por todo o Brasil, com uma oferta de apenas 3 milhões de vagas.
Talvez seja por isso que é quase sempre muito difícil encontrar uma vaga em locais movimentados, mesmo em estacionamentos pagos. É necessário haver mais pátios com vagas disponíveis nesses locais, nos deixando a conclusão que pátios de estacionamento são um excelente negócio.
Faturamento médio de um estacionamento

O lucro obtido com um pátio, além do faturamento que dá para se obter com esse tipo de negócio, pode variar bastante, devido a uma série de fatores, como:
- Localização do pátio
- Demanda pelo serviço
- Concorrência ao redor
- Valores praticados
- Volume de vagas
- Serviços ofertados
- Despesas do negócio
- Entre outros
Para darmos uma ideia geral do faturamento de um estacionamento, vamos apresentar um exemplo, com base em médias reunidas em sites como o do SEBRAE.
Estacionamento rotativo
- Pátio com 20 vagas.
- Localizado em São Paulo, capital.
- Local específico com movimentação média a alta.
- Rotatividade: 5 carros ao dia, por vaga.
- Volume total: 100 carros por dia.
- Valor médio: 18 reais por carro.
- Faturamento bruto em dias úteis: 36 mil reais.
- Média de serviços adicionais: 2 a 5 mil reais ao mês.
Esse exemplo considera um estacionamento pequeno. Em contrapartida, prevê todas as vagas sendo utilizadas, durante todo o período. É necessário saber se na localidade do seu pátio esse volume de veículos é uma realidade.
Estima-se que estacionamentos pequenos, com até 30 vagas, podem faturar entre 10 e 50 mil, dependendo de suas características.
Como calcular o lucro do estacionamento

Assim como há variáveis para determinar o faturamento, ou seja, a receita bruta, há também para o cálculo do lucro, ou da receita líquida. Algumas dessas variáveis incluem:
- Valor do aluguel
- Quantidade de funcionários
- Valor das despesas básicas (luz, água, gás, etc)
- Total dos impostos
Faturamento = Dinheiro Que Entra = Receita Bruta
Lucro = Faturamento – Despesas = Receita Líquida
Após abater as despesas, o lucro líquido pode ficar entre 20% e 50% menor. Ou seja, no exemplo de 36 mil de faturamento, o lucro estaria entre 28 mil e 18 mil reais. Para o cálculo exato das despesas do negócio, é necessário considerar:
CUSTO FIXO
- Aluguel ou parcelas do local.
- Salários e encargos trabalhistas.
- Impostos e taxas nas esferas municipal, estadual e federal.
- Seguros obrigatórios e opcionais.
- Aluguel ou parcelas de equipamentos.
CUSTO VARIÁVEL
- Manutenção em geral.
- Serviços básicos.
- Despesas administrativas.
- Taxas de serviços financeiros.
LUCRO = Faturamento – Despesas
O lucro do seu estacionamento será a quantidade de dinheiro que entra, ou o faturamento, diminuída da quantidade de dinheiro que sai, ou as suas despesas. Não é uma conta complicada, porém, muitas vezes equilibrar ganhos e custos pode ser um desafio, principalmente se o estacionamento não utiliza recursos de automação e gerenciamento.
Um estacionamento bem localizado não terá o mesmo problema de outros nichos de mercado, que é a consistência na movimentação de clientes. Por exemplo, uma loja do varejo pode depender da sazonalidade para operar com lucro. Elas lucram muito em datas como o Natal e o Dia das Mães, mas esse público não frequenta a sua loja durante o resto do ano.
Já um estacionamento não depende de épocas específicas. Há sempre movimentação de pessoas que circulam pela cidade com os seus carros, todos os dias e meses do ano.
Estacionamento dá dinheiro com tecnologia

Não importa se o seu estacionamento é rotativo, por convênio, se é grande ou pequeno, se ele fica em um terreno independente ou está ligado a algum tipo de negócio. Qualquer que seja o tipo de estacionamento ou o modelo de negócio, ele é sempre mais rentável ao contar com a tecnologia.
Hoje em dia, nesse mercado, existem empresas como a Cloudpark, que é especialista em gestão e automação de estacionamentos, e pode transformar a rotina do seu pátio, tornando-o mais seguro, mais ágil, simples de administrar e com uma maior margem de lucro.
A Cloudpark avalia o local onde está ou estará o seu pátio e indica os equipamentos e sistemas ideais para o seu tipo de negócio e para o orçamento que estiver disponível, com uma proposta personalizada.
E sabe o que é melhor?
O seu negócio não precisa ter o alto capital necessário para investir na compra de equipamentos, porque ela trabalha também em um sistema de locação, com planos mensais que proporcionam os equipamentos mais modernos, manutenção, suporte e treinamento.
Já imaginou o seu pátio funcionando com equipamentos modernos e eficientes, sem a preocupação de realizar manutenções e vendo todos os processos do seu negócio fluindo como nunca? É isso o que a Cloudpark oferece!
Faturando mais com automação

Quando falamos sobre equipamentos e sistemas, estamos falando de automação de estacionamento. Isso significa que esses recursos trabalham para o seu pátio de forma autônoma para a realização de algumas tarefas, que se tornam então mais otimizadas e ágeis.
O que a automação substituiu ou elimina?
- Funcionários abrindo manualmente as cancelas.
- Ou emitindo tickets de forma manual.
- Ou ainda calculando e recebendo valores.
- Confusão por perda de ticket.
- Poucas opções de pagamento.
- Golpe de avaria do veículo.
- Prejuízos por falta de cobrança.
- Prejuízos por cobrança errada.
- Filas para entrar ou para sair.
Você pode trabalhar com um menor volume de funcionários, o que dará um menor custo. Ou, pode aproveitar os seus funcionários para a realização de tarefas que o sistema autônomo não pode realizar, porque é necessário a interação humana, como um atendimento mais personalizado ao cliente.
Alguns benefícios que a automação pode proporcionar
- Fluxo mais ágil no pátio.
- Processos mais eficientes.
- Eliminação da perda por erros de pagamento.
- Opções rápidas e facilitadas para pagamentos.
- Mais agilidade na entrada e saída de veículos.
- Ferramentas que facilitam a gestão.
- Registro de todas as atividades.
- Checagem em tempo real do que acontece.
- Controle do volume de vagas.
- Controle de entradas e saídas.
- Segurança em um nível mais elevado.
- Maior satisfação do cliente com o serviço.
- Maior potencial de retenção e captação de clientes.
- Possibilidade de economizar recursos mantendo o padrão.
Ferramentas que tornam possível a automação

Existem diversos tipos de equipamentos para estacionamento, além de modelos com recursos diferentes para cada um deles. Essas máquinas operam em conjunto, com o auxílio de um sistema para estacionamentos, que fornece facilidades para a gestão e controle do pátio.
Há também equipamentos que não estão relacionados diretamente com a oferta de vagas, mas podem expandir o faturamento e o lucro do estacionamento, ao oferecer serviços adicionais para os clientes. Vamos conhecer alguns desses equipamentos a seguir.
- Cancela automática
- Câmera leitora de placas
- Totem de acesso
- Totem de auto pagamento
- Terminal de validação
Esses são alguns dos mais utilizados nos pátios com automação. O totem de acesso emite o ticket para o cliente, acionando a cancela automática, que permite a entrada do veículo.
O totem de auto pagamento lê o ticket do cliente, calcula e recebe os valores pelo serviço. O ticket pago aciona a cancela para a saída no totem de acesso.
A câmera leitora de placas lê e registra todas as placas veiculares de quem entra ou sai. Ela envia essa informação para o totem de acesso, que imprime a licença veicular no ticket.
Além desses, existem outros como:
Centro de Controle Operacional, que ajuda a visualizar e controlar todas as atividades em tempo real.
Maquininha de estacionamento, um recurso na palma da mão que permite a emissão e pagamento de tickets, acionamento da cancela, entre outros.
Reserva de vagas online, um sistema que possibilita ao cliente garantir uma vaga em determinado horário.
Estação de recarga de carros elétricos, um atrativo para uma fatia da clientela que é cada vez maior e traz mais receita.
Entre em contato com a Cloudpark, que nós podemos ajudá-lo a iniciar o seu negócio com lucro e facilidade de administração.