Como fazer o cálculo de vagas de estacionamento?

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Saber fazer cálculo de vagas do estacionamento é requisito fundamental para o sucesso do negócio. Saiba tudo sobre isso agora!

Para a gestão eficiente de um estacionamento, é necessário compreender e aplicar alguns conceitos e cálculos, para evitar tocar a empresa sem saber para onde ela está indo. Simples decisões para o dia a dia no pátio podem fazer a diferença enFtre as contas com lucro ou prejuízo no final do mês.

Um tipo de cálculo que é extremamente importante é o cálculo de vagas de estacionamento. O volume de vagas preenchidas e a tarifa cobrada são informações que vão definir o seu faturamento. Mas esse não é o único aspecto que deve ser abordado para o cálculo de vagas.

Será necessário fazer o cálculo de vagas de estacionamento que podem ser disponibilizadas, de acordo com o espaço físico do pátio, quanto é possível faturar com essas vagas, quantas vagas devem ser reservadas para mensalistas e quantas vagas especiais devem ser reservadas por lei. É justamente a respeito da forma de definir esses números que nós vamos falar.

Cálculo de vagas em área útil

A área útil do seu pátio é aquela que pode ser utilizada como vagas para veículos, lembrando de respeitar os espaços de circulação, o que também mencionaremos adiante.

É possível configurar o espaço para vagas paralelas, ou para as vagas oblíquas, que ficam em ângulo de 45º (além de outros). Você pode considerar os dois formatos e verificar em qual deles há mais disponibilidade. Vagas em ângulos são normalmente configuradas quando há pouco espaço de circulação.

Quantos metros quadrados ocupa cada tipo de vaga, em média:

  • Vagas paralelas: 12 a 15 metros quadrados por vaga.
  • Vagas oblíquas: 12 metros quadrados por vaga.

Dimensões de vagas e rotas

A NBR 12286, que é um guia para a elaboração do código de obras, é de onde se deve consultar as dimensões exatas das vagas e dos espaços para manobra, para a circulação de pedestres e veículos em torno delas. É importante notar que elas podem ter diferenças nas medidas, de acordo com o Estado ou Município onde funciona o estacionamento.

Essas indicações que você irá encontrar, são medidas mínimas exigidas por lei, mas nem sempre dão o espaço adequado. Principalmente quando é o caso de estacionamentos que estão sempre com a maioria das vagas sendo utilizadas. Você pode querer optar por medidas maiores, que não interfiram de forma decisiva no seu faturamento, mas que ao mesmo tempo possam dar um maior conforto a seus clientes.

É recomendado utilizar um serviço profissional para o projeto de dimensionamento e do cálculo de vagas de estacionamento, mas você já pode ter uma ideia, definindo o espaço de uma vaga a cada 14 metros quadrados, ou seja, vagas com 2,5 metros de largura e 5,5 metros de comprimento. Considere também um espaço para manobra para entrada e saída da vaga, de pelo menos 3,5 metros.

Cálculo do número de vagas por tipo e finalidade

Neste caso, nós já sabemos o número total de vagas disponíveis no pátio, mas precisaríamos definir quantas dessas vagas funcionarão como rotativo e quantas delas serão destinadas aos mensalistas do estacionamento.

Essa é mais uma avaliação do que um cálculo propriamente dito. Não há nenhuma exigência em legislação e essa escolha diz respeito apenas a como anda a operação e o movimento no seu pátio.

Tenho 10 mensalistas. Devo reservar 10 vagas exclusivas para eles?

Isso depende. Na maioria das vezes, essas dez vagas não são preenchidas no mesmo período, então, você estaria reservando vagas que ficarão vazias e impedindo o faturamento no rotativo.

Por outro lado, se você tem 30 vagas no total e em nenhuma circunstância há mais de 10 clientes de rotativo no mesmo período, você pode reservar as dez vagas com folga. Esse é um jogo de equilíbrio em que você deve, inclusive, prever o crescimento do movimento de um ou outro tipo de cliente.

Havendo um histórico preciso de utilização das vagas, o cálculo de vagas de estacionamento será bem mais previsível e com melhores resultados.

Se o seu estacionamento ainda não coleta e armazena esse tipo de dados, consulte a CloudPark e veja como você pode ter acesso a um sistema, que é muito simples de utilizar, e fornece relatórios com diagnósticos preciso,s para que você utilize no planejamento de vagas, na precificação e faturamento, além de uma série de outras informações relevantes para o crescimento do seu negócio.

Demanda e flexibilidade

Identifique a demanda por vagas rotativas ou para clientes mensais. Se você não tem acesso a um histórico, pode pesquisar por um período de tempo o que acontece no pátio, mantendo anotações de quantos clientes utilizaram o rotativo e o mensal. Avalie também os diferentes dias da semana e os diferentes períodos de horário.

A distribuição dessas vagas, ao menos em parte, deve ser flexível, para que você possa ajustá-las de acordo com os períodos de maior demanda por um ou outro tipo de vaga. Sinalização móvel ou removível deve ser considerada, enquanto as fixas, como pinturas no chão ou nas paredes e muros, devem ser evitadas.

Vagas especiais

Vagas especiais são aquelas destinadas a idosos, pessoas com deficiência e gestantes. A obrigatoriedade de haver vagas exclusivas destinadas a pessoas com necessidades especiais é definida pela Lei da Acessibilidade. Ela diz respeito a todo tipo de edificação e suas relações com os espaços em que as pessoas transitam, sendo válidas também para os estacionamentos.

Algumas indicações:

  • 2% das vagas devem ser destinadas a necessidades especiais.
  • Se houver menos do que 50 vagas, uma deve ser vaga especial.
  • Vagas especiais devem estar próximas à entrada.
  • Para estacionamentos de lojas, a posição é na entrada da loja. 
  • Deve haver espaços adicionais para as vagas e para a circulação.

Cálculo de faturamento por vaga

É de grande importância saber qual é o faturamento médio por cada vaga que o seu estacionamento disponibiliza. Um estacionamento com menor volume de vagas, pode ter um maior faturamento do que outro com mais vagas, mesmo praticando a mesma tarifa. O faturamento por vaga define o quão eficiente está sendo a sua operação e se há necessidade de realizar mudanças.

Para o cálculo do faturamento por vaga, é necessário ter os números das últimas receitas mensais e o número de vagas, preferencialmente sabendo quantas delas são para clientes rotativos ou mensalistas. Vamos dar um exemplo:

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL DO ESTACIONAMENTO: 20 mil reais

QUANTIDADE DE VAGAS TOTAIS: 30 vagas

FATURAMENTO POR VAGA: Cerca de 670 reais (20 mil / 30)

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL DAS VAGAS ROTATIVAS: 15 mil reais

VAGAS ROTATIVAS: 20 vagas

FATURAMENTO POR VAGA ROTATIVA: 750 reais (15 mil / 20)

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL DAS VAGAS MENSALISTAS: 5 mil reais

VAGAS MENSALISTAS: 10 vagas

FATURAMENTO POR VAGA MENSALISTA: 500 reais (5 mil / 10)

Como você pode ver, calcular o faturamento de acordo com o tipo de vaga pode ser extremamente útil. No exemplo que nós demos, verifica-se que o faturamento por vaga rotativa é 50% maior do que para as vagas de mensalistas. Se o seu pátio vive lotado, dedicar um maior espaço para os rotativos poderia ampliar o seu faturamento.

Maior faturamento sem mudar as vagas

A otimização do espaço e do tipo de vagas no seu estacionamento é uma boa estratégia para aumentar o seu faturamento, mas não é a única. Ainda que a distribuição de vagas no seu pátio não possa ser modificada, existem meios de otimizar toda a sua operação, com o mesmo volume de vagas, e ainda ampliar o seu faturamento e o seu lucro.

A automação de estacionamentos não é apenas uma tendência, é uma forma já comprovada de melhorar a gestão e a operação de seu pátio, inclusive na redução de despesas e no aumento dos lucros.

Cancelas automáticas, câmeras leitoras de placas, totens de acesso ou de autopagamento. Estes são alguns dos recursos que trabalham de forma automática e integrada, organizando, agilizando e otimizando todas as operações do dia a dia de um estacionamento. 

Planilha para controle de Estacionamento.

Na área da gestão, todas essas operações realizadas ficam armazenadas em um sistema, onde é possível consultar o que acontece, em tempo real, ou através de relatórios financeiros e gerenciais, com histórico detalhado.

Isso significa que você precisa ter menos funcionários nas atividades rotineiras, que não há erros de cobrança ou de pagamento, que o serviço será mais ágil, mais satisfatório para o cliente e que você não corre o risco de ter prejuízos por avarias ocorridas fora do seu pátio. Vai ter ainda todas as informações necessárias para avaliar melhor a distribuição de vagas e o desempenho delas, bem como estudar novas formas de ampliar o negócio ou aumentar seu faturamento.

Faturamento além das vagas

Com um estacionamento automatizado você pode ainda ampliar a sua oferta de serviços, além do preenchimento de vagas. Já pensou em oferecer um serviço online para reserva de vagas no estacionamento? Ou ainda, oferecer estações de recarga paga para carros elétricos?

A CloudPark oferece esses e outros serviços, para garantir que o espaço do seu pátio e as suas vagas tenham um desempenho financeiro muito maior. Converse com a gente, que nós pensamos nas soluções ideais para o seu negócio.

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