Veja os cuidados operacionais que ninguém comenta sobre estacionamento 24 horas e evite falhas que geram custos e reclamações.
Ter um estacionamento 24hs pode ser um desafio maior do que muitos imaginam, considerando que esse tipo de operação não demanda apenas uma mudança no horário de funcionamento.
Para operar um estacionamento 24hs, não basta ter as luzes acesas, as portas abertas e alguém para realizar as cobranças. Existem muitos detalhes operacionais que você deve observar, só que muitas vezes essa informação não chega ao empreendedor que pretende trabalhar dessa forma.
É por isso que, aqui, nós vamos falar sobre esses cuidados, seja com relação aos horários, à segurança, aos equipamentos, ao pessoal e aos turnos necessários, para que o seu estacionamento 24hs não dê prejuízo nem dor de cabeça.
Estacionamento 24hs de verdade

Quando um negócio, seja ele qual for, anuncia que funciona 24hs, isso significa que ele nunca fecha, em nenhum momento, mesmo que seja por alguns minutos. Essa afirmação pode parecer desnecessária, mas existem de fato muitos negócios que se dizem 24hs, mas fecham por algumas horas, todos os dias.
Isso pode ocorrer em um horário que não tem movimento, ou por questões relacionadas à disponibilidade da equipe durante todo o dia. O seu estacionamento pode não ter condições de realmente funcionar o dia inteiro, isso não é um problema. Mas se ele se apresentar como um estacionamento 24 horas, é bem provável que problemas aconteçam.
Confusão e frustração
Se um cliente chega a um estacionamento 24hs, por exemplo, às 3 da manhã, e ele está fechado, o que esse cliente vai pensar? Será que houve algum problema, ou ele não funciona mais o dia todo? Ele vai ficar frustrado porque contava com aquela vaga e quase certamente nunca mais vai voltar.
Veículo preso no pátio
E se um outro cliente estaciona o veículo às 20hs, esperando pega-lo de volta às 3 da manhã, quando o seu estacionamento dá uma pausa no expediente? O que o cliente faz para retirar o veículo e voltar pra casa? Mesmo que você mantenha avisos sobre o horário de funcionamento correto, esse cliente pode ter visto apenas “24hs” na placa e, na realidade, acabou sendo enganado.
Situações como essas são relativamente comuns, por isso, pode-se encontrar alguns comentários e reclamações desse tipo nas buscas, em avaliações de empresas no Google e no Reclame Aqui. Vamos destacar uma delas:
“Estava analisando avaliações de estacionamentos no Google e me deparei com uma reclamação de um estacionamento que se dizia 24 horas, mas fechava o portão durante a madrugada. Os mensalistas não conseguiam entrar ou sair porque não havia ninguém para atender.”
Hosana, ESPECIALISTA EM MARKETING E EM ESTACIONAMENTO
Esses exemplos mostram alguns dos problemas que podem ocorrer, se o estacionamento não cumpre com o horário prometido. É necessário se adequar a uma das possíveis soluções para o problema.
A primeira delas é retirar a informação de que o estacionamento funciona o dia todo e dar ênfase ao horário real de funcionamento. Se quiser chamar a atenção para isso, pode utilizar chamadas como “Funcionamos durante a madrugada”.
Outra solução é contratar uma equipe para operar durante o período. Nos horários em que não há movimento, você pode deixar apenas um ou dois colaboradores no pátio. Assim, seu pátio pode continuar como um estacionamento 24hs, sem passar por essas situações mencionadas.
Uma terceira opção, talvez a mais recomendada, é operar o estacionamento quase exclusivamente de forma autônoma nos horários menos movimentados. Essa solução evita os problemas que mencionamos e ainda pode ser mais viável do que manter um maior volume de pessoal contratado.
Gestão de equipe e controle de turnos

Para cobrir as 24hs de funcionamento, bastaria haver 3 turnos de 8hs. Porém, o trabalho noturno entre as 22hs e as 5hs tem algumas particularidades.
Em qualquer tipo de trabalho noturno, a empresa calcula as horas trabalhadas de forma diferente. O funcionário completa uma hora de trabalho a cada 52 minutos e 30 segundos. Assim, trabalhando 7 horas, o funcionário já terá completado o seu turno de 8hs. Apenas três turnos de 8 horas, dessa forma, não cobrem as 24hs necessárias.
Uma das alternativas é usar turnos 12/36, quando um funcionário trabalha por 12 horas seguidas, folgando a seguir 36hs. Isso significa que, a cada 2 dias, esse funcionário cumpriria um turno noturno, por exemplo, entre 19hs e 7hs. Seriam necessários ao menos dois funcionários revezando essa escala.
Os turnos devem se completar para que, em nenhum momento, o pátio fique vazio, além de respeitar horários de lanche, descanso ou almoço, se considerarmos que haverá funcionários no pátio durante as 24hs.
Cuidados com a equipe noturna
Equipes que trabalham no horário noturno estão sempre em mudança, pois a sensação de insegurança e o trabalho solitário costumam resultar em uma grande quantidade de pedidos de demissão. Equipes estáveis podem reduzir em até 40% os erros operacionais, então, o ideal é tomar atitudes para manter esses funcionários, como por exemplo:
- Bonificações extras por trabalho noturno (além dos 20% legais).
- Fornecimento de lanches para funcionários noturnos.
- Criar um ambiente mais seguro no pátio para o trabalhador.
Durante o turno noturno, você deve treinar o funcionário para ficar atento a situações incomuns, como um veículo que nunca sai do pátio. Na troca de turno pela manhã, deve haver um relatório do que ocorreu durante a noite e madrugada, para que os problemas não se acumulem e seja possível realizar uma avaliação do que ocorre nesse período.
Pátio vazio e cuidados com a segurança

É nos horários de menor movimento que costuma acontecer ocorrências mais sérias, como danos a veículos, seja por vandalismo ou tentativa de furto. Ainda que o estacionamento tenha vigilância remota 24hs, é a presença constante de alguém, um vigilante fazendo rondas, o que mais vai coibir esse tipo de investida.
O sistema de estacionamento cuida do pouco movimento, em horários como o meio da madrugada, enquanto o vigilante faz rondas programadas de 30 em 30 minutos. Como parte da rotina, você pode treinar esse vigilante para utilizar aplicativos de check-in, assim você sabe, com certeza, que ele realiza as rondas.
Veículos largados no pátio são realmente um problema relativamente comum em estacionamentos 24 horas. Por isso, crie regras claras para o cliente, informando o período de tempo máximo até que seja notificado um reboque ou a polícia.
A iluminação tem papel crucial nesses horários. Cada canto do pátio deve estar devidamente iluminado, sem zonas escuras ou áreas em penumbra. Deve haver checagem e manutenção constantes dos equipamentos de iluminação.
É muito mais fácil alguém achar interessante arrombar um carro no escuro ou na penumbra do que em um local iluminado, onde ele pode ser visto por alguém ou identificado pelas câmeras.
Manutenção de equipamentos e falhas operacionais

Em um estacionamento 24 horas, haverá um maior desgaste dos equipamentos, por isso, deve haver cuidado redobrado com a manutenção, principalmente a preventiva.
Durante o dia, quando um equipamento falha, existe pessoal suficiente para lidar com o problema e um chamado técnico pode resolver o problema em algumas horas. Mas, após determinado horário, se houver algum tipo de falha, ela só será resolvida no dia seguinte.
A manutenção preventiva constante é fundamental para reduzir ocorrências. A limpeza de lentes e sensores, calibração, lubrificação de peças móveis, checagem da rede elétrica, checagem da rede de computadores e a utilização de nobreak para quando há quedas de energia, são alguns itens que podem estar na lista.
Outros problemas que podem ocorrer
São muitos os problemas que podem ocorrer em um período em que ninguém está vendo. Por exemplo, uma poça de óleo no meio do pátio, um alarme que dispara, um cliente preso atrás de uma cancela com defeito. Todos os problemas que ocorrem durante o dia serão muito piores de madrugada.
Alguns desses problemas não poderão ser resolvidos, mas você pode tomar algumas providências para que ocorram com menos frequência, ou as consequências sejam mais brandas. O que fazer?
- TENHA UM PLANO DE CONTINGÊNCIA: Liste situações que possam ocorrer e quais são as providencias a serem tomadas.
- FAÇA AUDITORIAS REGULARES: Revise logs, alertas e gravações para identificar padrões de ocorrência e possíveis formas de contorna-las.
- MONITORE O FEEDBACK: Mantenha uma rotina de checagem sobre o que é dito a respeito do seu estacionamento na internet, como por exemplo redes sociais, google e reclame aqui. Avaliações podem dar uma ideia do que está dando errado.
Atendimento no estacionamento 24hs
Se o pátio vai funcionar o dia todo, deve haver algum tipo de atendimento durante as 24hs. Até mesmo nos pátios que funcionam totalmente autônomos em certos horários, deve haver atendimento humano para solucionar problemas que possam ocorrer com equipamentos ou com o cliente, como por exemplo, problemas com a forma de pagamento ou nas cancelas. Imagine um cliente, de madrugada, ficar preso no seu estacionamento?
Uma das saídas é o atendimento por portaria remota que é uma central de monitoramento. Quando o cliente tem um problema, pode utilizar um meio de comunicação próximo à cancela e ser atendido por alguém que possa resolver o problema, até mesmo librando remotamente a saída.
Um estacionamento 24 horas pode trazer um maior faturamento para o seu pátio, mas considere cuidadosamente se a empresa está em condições de funcionar o dia inteiro, de forma adequada. Embora seja o mesmo negócio, a operação em horário noturno requer novas rotinas operacionais e cuidados redobrados.


