Veja por que a máquina registradora ficou no passado e como modernizar seu estacionamento com soluções mais seguras e inteligentes.
Qual foi a última vez que você foi pagar por um produto ou serviço em um estabelecimento e se deparou com uma máquina registradora? Um mercadinho, uma mercearia, um pequeno bar, uma papelaria de bairro ou até um pequeno estacionamento?
São cada vez menos numerosos os negócios que ainda utilizam as caixas registradoras e isso não é à toa. Além de estarem expostos à riscos como fraudes e falta de controle real sobre o faturamento.
Os negócios que ainda utilizam esse tipo de equipamento perdem todos os benefícios que trazem os sistemas para registro de pagamentos mais modernos.
Quais são esses benefícios? Isso nós explicaremos ao longo dessa leitura. Mas antes, nós vamos abordar alguns dos problemas que o uso de uma máquina registradora de estacionamento pode causar.
O seu estacionamento está em que década?

Que tal iniciarmos com uma viagem ao passado, para identificar quais foram as tecnologias dominantes no registro e processamento de pagamentos dos estabelecimentos comerciais em cada década, desde os anos 70?
DECADA 70
Caixas registradoras manuais, que apenas registravam as entradas em papel.
ANOS 80
Caixas registradoras eletrônicas, que já processavam as transações.
DECADA 90
Caixas eletrônicas mais modernas, com integração a scanners.
ANOS 2000
POS (Point of Sale) e caixas com pagamentos eletrônicos e NF-e.
ANOS 2010
Máquinas de cartões independentes e POS móveis.
DE 2020 ATÉ HOJE
POS, auto pagamentos, pagamentos sem contato.
Se o seu estacionamento ainda usa máquina registradora, você ainda lida com o seu caixa como se estivesse entre as décadas de 70 e 90.
Não se trata de modernizar por modernizar, mas de melhorar o andamento do seu negócio e evitar problemas que não precisam mais fazer parte de sua rotina.
Desafios da caixa registradora em estacionamento

Quem ainda utiliza máquina registradora de estacionamento pode nem perceber os desafios que precisa enfrentar todos os dias, ou as perdas de receita que passam despercebidas.
A demora na realização de processos manuais, como o cálculo do valor por tempo de permanência, a emissão dos tickets e o recebimento dos pagamentos, pode ocasionar filas, insatisfação e perda de clientes.
As caixas registradoras, mesmo as eletrônicas, estão expostas a roubos e fraudes, pois não possuem uma forma de fiscalização automática dos valores.
Além disso, com entradas de valores manuais, a incidência dessas ocorrências é facilitada, seja por erro humano ou com o intuito de lesar o negócio de alguma forma.
Existe também uma maior dificuldade de entrar em conformidade fiscal, o que pode gerar multas, entre outros problemas com a Receita Federal.
A rotina de um estacionamento com caixa registradora é bastante intensa, desde a abertura do caixa, com a contagem do dinheiro inicial e o registro de valores. Durante o expediente, deve-se abrir manualmente as cancelas a cada entrada e saída, calcular as horas que cada cliente esteve no pátio e emitir tickets ou recibos fiscais. O fechamento do caixa demanda a contagem do dinheiro e uma avaliação da relação das entradas com o volume de clientes atendidos.
O que a sua máquina registradora não pode fazer?
- Automação no acesso de veículos
- Automação na cobrança e nos pagamentos
- Gestão de vagas em tempo real
- Controle automático de mensalistas
- Integração com pagamentos digitais
- Relatórios financeiros e gerenciais
- Operação funcionando de forma integrada
- Acesso a todos os dados em tempo real
Vamos voltar a esses pontos mais adiante e mostrar como pode ser simples ter todos esses benefícios e ainda mais, sem gastar uma fortuna. Afinal, isso é importante para qualquer negócio!
Máquina registradora de estacionamento eletrônica vale a pena?

Se a máquina registradora que utiliza é das mais antigas, seja manual ou eletrônica, pode ser que você já tenha procurado no mercado por alguns modelos de máquinas mais atuais, que possuem uma série de recursos, até mesmo algum sistema de gestão computadorizado, recursos esses que podem parecer o suficiente para fazer um upgrade na forma em que registra os pagamentos em seu negócio atualmente.
Porém, esse tipo de equipamento não tem tecnologia moderna e não consegue oferecer os recursos atuais necessários para facilitar a sua operação. E, ainda por cima, não são equipamentos baratos. Realmente não valem a pena.
Sistemas de Ponto de Venda valem a pena para estacionamento?

O chamado POS – Point Of Sale, que em português significa Ponto de Venda, é um tipo de sistema que combina equipamentos e softwares para operações de vendas, registros e operações financeiras.
O POS tradicional é aquele sistema mais utilizado no comércio de varejo, onde os códigos de barra dos produtos são escaneados para registrar as vendas. Ele processa pagamentos com cartões e PIX, atualiza o estoque, emite recibos e relatórios, entre outras funções.
Há um outro tipo de sistema para estacionamentos que utiliza algumas das características dos sistemas de Ponto de Venda. Vamos ver que sistema é esse?
Máquina registradora ou sistema para estacionamento?
Essa é uma pergunta praticamente humorística e sem sentido, considerando que não existe nenhuma forma de comparação entre os dois. Os sistemas de automação de estacionamento são equipamentos e softwares de ponta, que permitem gerenciar praticamente todas as tarefas de um pátio de forma automática, incluindo os recebimentos que hoje em dia você tenta administrar com uma máquina registradora de estacionamento.
Pagamentos com sistema de estacionamento

Os pagamentos com automação podem ser realizados de diversas formas. Uma delas é a impressão de um qr code no ticket, que serve para que o cliente pague pelo aplicativo do banco em seu celular. Há também os terminais de auto atendimento, equipamentos que o cliente utiliza para pagar e que aceitam cartões, dinheiro com troco e PIX. Há até mesmo maquinhas portáteis específicas para estacionamentos que realizam essa função.
O cálculo do valor pelo tempo de permanência, com tarifa específica, é feito de forma automática, sem margem para erros e fraudes.
Esses dados são todos enviados para um sistema de fácil acesso, que podem ser checados em tempo real e também utilizados para relatórios, tudo de forma automática.
Outras vantagens do sistema de estacionamento

E não é apenas para facilitar o dia a dia das cobranças e a gestão financeira do negócio que esse tipo de sistema serve. Funcionando em conjunto com equipamentos para automação e gestão do pátio, pode transformar o seu negócio em todos os aspectos.
Totens controlam, junto com as cancelas automáticas e os terminais de auto pagamento, todo o acesso de veículos ao estacionamento. Emitem tickets, reconhecem pagamentos e abrem e fecham a cancela para a passagem dos veículos.
Câmeras LPR podem reconhecer as placas dos veículos para impressão automática nos tickets e o controle de quem entra e sai, incluindo o reconhecimento e liberação da passagem para veículos de clientes mensalistas.
Há também os centros de controle operacional, caixas de validação, estações de recarga, maquininhas de estacionamento, conta digital para estacionamentos, reserva de vagas online e o dashboard que é um sistema para acompanhamento e gestão. Este último, tem recursos muito úteis na administração do seu negócio, sobre o qual iremos falar um pouco mais, a seguir.
Controle e gestão na palma da mão

O dashboard é um software, ou programa de computador, que pode ser aberto de onde você estiver, no seu celular, computador ou tablet. Através dele, você visualiza em tempo real tudo o que acontece no pátio. Integrado aos demais equipamentos, ele recebe e armazena todas as informações que vem deles em tempo real.
Quantidade de veículos no pátio e suas placas, pagamentos realizados totais ou por forma de pagamento, se há veículos de mensalistas, além de relatórios e estatísticas, como por exemplo, os horários e dias de maior movimento, os ganhos diários, semanais ou mensais, entre muitas outras funcionalidades.
Já pensou se a sua máquina registradora de estacionamento pudesse fazer isso?
Seu estacionamento mais moderno e eficiente
Você pode estar pensando que ter tudo isso no seu estacionamento vai custar muito caro e será muito complicado para implementar. A boa notícia é: nada disso é verdade!
A Cloudpark é especialista em automação de estacionamentos, de todos os portes e tipos, atendendo cada cliente de acordo com o seu espaço, suas necessidades e as características do negócio.
O custo varia de acordo com os equipamentos necessários para a sua operação, mas o que você talvez não saiba é que não precisa comprar nada!

O sistema de locação de equipamentos da Cloudpark vai ficar na medida do que o seu negócio pode arcar mensalmente e ainda terá a manutenção dos equipamentos e sistemas, além de suporte especializado na mesma mensalidade.
Para você ver como vale a pena entrar em contato com a Cloudpark, há uma opção para substituir a sua máquina registradora se beneficiando de grande parte desses recursos, que cabe na palma da sua mão e no seu bolso.
E a maquininha para estacionamentos, que registra e recebe pagamentos em cartões e PIX, calcula as tarifas, se integra a totens e cancelas, além de armazenar automaticamente todos esses dados com segurança em nuvem, para que você nunca perca os registros da sua operação.
A Cloudpark não apenas analisa os pátios e oferece as soluções mais adequadas ao tipo de negócio, como também oferece um sistema de mensalidade no lugar da compra de equipamentos e ajuda o seu estacionamento com a transição da máquina registradora aos sistemas modernos de hoje em dia.