Veja dicas práticas para escolher um nome de estacionamento que transmita confiança, seja fácil de lembrar e ajude a atrair mais clientes.
Escolher o nome de uma empresa, de um produto ou de um serviço, é um dos primeiros passos, além de ser dos mais importantes, para o sucesso de um negócio. Esse nome precisa ser lembrado pelos seus clientes e, de preferência, ser também auto explicativo a respeito da natureza do negócio, para aqueles que o virem pela primeira vez.
O nome para estacionamento não é diferente. Uma boa escolha pode afetar positivamente, enquanto uma má escolha, em alguns casos, pode até mesmo ser o motivo do negócio nunca ir para frente. Algumas pessoas podem pensar que o nome não é tão importante, que o que vale mesmo é prestar um bom serviço por um preço justo. Porém, isso é um equívoco que pode custar caro.
Para você, que está nos primeiros passos da abertura de um novo estacionamento, aqui você verá alguns dos critérios essenciais para a escolha do nome para estacionamento. Vamos ajuda-lo a criar um nome que possa contribuir para o sucesso do seu novo negócio.
Critérios para a escolha do nome para estacionamento
Muitas vezes, ao abrir um negócio, nós já temos uma ideia do nome que daremos a ele. Na grande maioria dos casos, esse nome vem de um desejo, de algo que seja importante pra nós, ou que seja bonito e marcante, a partir de um ponto de vista pessoal.

Quem nunca viu negócios com o nome de duas pessoas misturados, do tipo MARMANDA ou FERMÁRIO? Ou nomes totalmente genéricos, nomes de times, nomes aleatórios em inglês ou expressões da moda? Nada disso vai ajudar o seu negócio a decolar.
Ao invés de pensar primeiro no que você gosta, o que também é algo importante, você precisa avaliar alguns critérios que listamos abaixo, para pensar no que funciona ou não. Logo após a lista, explicaremos os itens um a um.
- Ser um nome pequeno e simples
- Fácil de memorizar e falar
- Que indique ser um estacionamento
- Ter palavras positivas ou associadas a qualidades
- Ser diferente de outros estacionamentos
- Estar disponível para registro e uso
- Não ser difícil de aplica-lo a outros mercados
Ser um nome pequeno e simples

Nomes grandes são mais difíceis de memorizar e as pessoas tendem a fazer abreviações, que podem não corresponder ao que você quer passar para o seu público. Além disso, pode haver problemas em reconhece-lo facilmente, principalmente a certas distâncias, como por exemplo em uma placa, um banner e até mesmo em impressões menores, como nos tickets e nos cartões.
Veja esses exemplos:
VAGA FÁCIL TODA HORA
Parece mais uma frase do que um nome.
VAGA BANDEIRANTES
Pode ter o azar de chamarem de VAGABA (nome chulo) ou BAND (nome de emissora).
Ter um nome pequeno é mais prático em todos os sentidos. As pessoas não vão ter dificuldade para lembrar ou visualizá-lo em qualquer lugar.
Porém, nem sempre é possível ter um nome tão pequeno, com de 4 letras, por exemplo, o que hoje em dia é quase impossível. Você não irá encontrar nomes tão pequenos disponíveis para registro e, além disso, você provavelmente não conseguiria cumprir com alguns dos outros critérios a seguir.
Um nome fácil de memorizar e falar

Você quer que os clientes lembrem o nome da sua empresa e possam pronunciá-lo sem dificuldades quando forem indicar o seu estacionamento a outros. Ter um nome pequeno já é um primeiro passo para que ele seja fácil de memorizar e falar, mas apenas isso não é o suficiente.
Nomes em outras línguas podem ser um problema, se a pronúncia não é amplamente reconhecida. No ramo de estacionamentos, palavras como PARK ou PARKING são facilmente reconhecidas e podem ser associadas a outras palavras como EASY e FAST, apenas citando alguns exemplos.
Até mesmo a junção de palavras precisa de atenção. Por exemplo, ao unir CAR e RÁPIDO, o nome terá duas letras R repetidas. Isso pode confundir, especialmente no endereço de internet da empresa, que poderia ser CARRAPIDO.COM.BR. Além de não soar bem por parecer uma outra palavra, como por exemplo, CARRAPATO, pode induzir ao erro ao digitar o endereço.
Que indique ser um estacionamento

Se o nome a ser escolhido puder indicar que se trata de um negócio de estacionamentos, para aqueles que veem ou ouvem falar, melhor ainda.
Palavras relacionadas ao setor como ESTACIONE, PARE, VAGA e AUTO, além de palavras em língua inglesa amplamente associadas a estacionamentos no Brasil, como PARK e DRIVE, podem ser algumas boas opções, desde que consigam cumprir com os demais critérios.
Você pode também optar por um nome não relacionado ao ramo, deixando essa associação a encargo do logo, quando for cria-lo. Por exemplo, você pode ter o nome SMART, que nada tem a ver com a natureza do serviço, e um logo usando o símbolo de estacionamento.
Ter palavras positivas ou associadas a qualidades
Além de utilizar palavras associadas ao ramo de estacionamentos, o nome não deve utilizar palavras com conotação negativa, como por exemplo DARK, DOWN, GUERRA, entre outros. Algumas palavras, que normalmente não têm conotação negativa, se relacionadas a um pátio, podem se tornar negativas, como por exemplo HOT, que pode remeter a carros estacionados ao sol.
No exemplo utilizado no item anterior, SMART é a palavra em inglês para INTELIGENTE, que além de ser uma qualidade, também remete a serviços que utilizam tecnologia, como é o caso de estacionamentos com automação.
FÁCIL, EASY, FAST, GOOD, SMART, RÁPIDO, MESTRE, CAMPEÃO, INOVA, TRUST, podem ser alguns exemplos de qualidades ou palavras positivas.
Ser diferente de outros estacionamentos
Existem negócios que cometem esse erro sem nenhuma intenção, enquanto outros tentam, de forma equivocada, se associar à credibilidade de outras marcas. Mas isso não costuma ser muito bem visto pelos clientes e pode até gerar processos na justiça. Tomando como exemplo uma empresa de estacionamentos brasileira, seria o mesmo que dar à sua empresa o nome de MULTIPARKING, sendo que já existe uma empresa no ramo que é chamada de MULTIPARK.
E não são apenas as marcas do mesmo ramo que você deve evitar. Por exemplo, colocar o nome de GUGOL AUTO, FERRARI PARK ou APPLE VAGAS, já seria um tiro no pé, tanto por tentar copiar uma marca conhecida, como por não ter nenhuma relação com o seu ramo de atuação.
Estar disponível para registro e uso

Antes de escolher de fato, qualquer que seja o nome, é necessário checar a sua disponibilidade. Caso ele não esteja disponível, simplesmente descarte. Como você pode avaliar essa disponibilidade?
Pesquisa do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial
Clicando no link acima você vai direto para a busca por nomes registrados no INPI, que é o órgão responsável pelos registros de nomes para empresas.
Na imagem acima, estão os resultados para a busca por SMART CAR. O símbolo ® indica um nome já registrado, mas alguns deles são idênticos e registrados por mais de uma empresa. Isso porque alguns nomes são válidos apenas em certos Estados, ou para serem utilizados em segmentos de mercado diferentes. Você pode, por exemplo, registrar um nome idêntico de uma empresa no ramo alimentício.

Outra checagem importante é saber se a marca escolhida tem um endereço ou domínio web disponível. Mesmo que você não vá criar um website para o seu negócio agora, é importante que ele esteja disponível. Se o nome para o seu estacionamento já estiver definido e o domínio estiver disponível, registre imediatamente, mesmo que seja para utilizar depois. O registro de um domínio com final COM.BR custa apenas 40 reais por ano e vale a pena deixar reservado.
Se você conseguiu um nome perfeito, mas o domínio não está disponível, pode considerar registrar o COM, sem o BR. Você pode consultar a disponibilidade de domínios internacionais em sites como esse: clique para checar o domínio.
Uma última alternativa, quase sempre não recomendada, é variar um pouco o nome no endereço do site, como por exemplo, SMARTCARBR ou SMART-CAR.
Não ser difícil de aplica-lo a outros mercados
Você está iniciando no ramo e vai abrir um pequeno estacionamento de bairro? Isso não significa que a sua empresa não possa crescer e se expandir um dia. Por isso, evite nomes regionais, como por exemplo ESTACIONA SP, que indicaria um estacionamento em São Paulo, ou COPACABANA VAGAS, indicando um bairro no Rio de Janeiro.
Mas isso não é uma regra sem exceções. O ESTACIONA SP pode ser de difícil aplicação em outros Estados, enquanto COPACABANA é um nome internacionalmente conhecido, que remete não apenas ao Rio de Janeiro.
Lembre-se de que você pode sempre contar com serviços profissionais nessa área. Um profissional que trabalhe com Naming (criação de nomes), um designer para criar o seu logo e também um responsável por toda a parte técnica relacionada aos registros.
Aproveite e saiba muito mais sobre o ramo de estacionamentos, clicando aqui para visitar os conteúdos da CloudPark.

A CloudPark, por exemplo, é uma empresa de automação e gestão de estacionamentos, que fornece equipamentos e sistemas para pátios de todo o Brasil.
Seu nome junta CLOUD e PARK. CLOUD, significa nuvem, já que oferecem sistemas em nuvem, enquanto PARK significa estacionar.