A manutenção dos equipamentos é parte importante da continuidade da operação. Saiba como evitar transtornos.
Um estacionamento automatizado também pode enfrentar problemas, como falhas mecânicas, elétricas e eletrônicas em seus equipamentos. Afinal, até mesmo nosso computador pessoal precisa de manutenção, então imagine o que acontece com equipamentos utilizados diariamente, por um enorme volume de pessoas.
Equipamentos para estacionamento de qualidade apresentarão falhas técnicas raramente, mas elas podem acontecer e prejudicar as operações do pátio e até mesmo reduzir a sua lucratividade.
Nós vamos falar sobre os desafios da manutenção de equipamentos do estacionamento, mostrando a sua importância e dando dicas para que você consiga mantê-los em funcionamento pleno o máximo de tempo que for possível.
Importância da manutenção dos equipamentos
Nenhum tipo de máquina funciona bem sem manutenção. Da mesma forma, equipamentos de estacionamento, como totens e cancelas, entre outros, precisam de monitoramento constante para que seja possível evitar o mau funcionamento.
Desgaste das peças, dos cabos, problemas de software ou até mesmo a falta de insumos, como as bobinas dos tickets, precisam ser detectados e corrigidos, de preferência para evitar que deixem de funcionar. Quando isso acontece, ou seja, quando um equipamento para de funcionar, deve haver um plano de contingência para um pronto reparo.
As consequências da falta de manutenção podem afetar o bom funcionamento de um pátio, gerar insatisfação nos clientes, perda de receita e desgaste desnecessário na equipe. Vale lembrar que as condições de funcionamento e aparência do estacionamento também tem um impacto significativo na forma como o cliente vê e avalia o seu negócio.
A falta de manutenção também pode levar a um comprometimento da segurança dos clientes e do próprio negócio, dependendo do tipo de equipamento que apresentar um mau funcionamento. Nós veremos mais detalhes específicos de cada um deles um pouco adiante.
O desafio é manter o negócio funcionando, com o mínimo de falhas e, para isso, é necessário dar a importância devida às rotinas de manutenção.
Tipos de manutenção de equipamentos do estacionamento
Os equipamentos do estacionamento precisam de dois tipos de manutenção: PREVENTIVA e CORRETIVA.
A MANUTENÇÃO PREVENTIVA é aquela que tem por objetivo evitar problemas que ainda não ocorreram. Por exemplo, a realização de inspeções, a limpeza e a lubrificação das partes mecânicas, correções de software, ajustes em componentes, além de verificação de sensores. Esse tipo de manutenção deve ser periódica e pode evitar que os equipamentos precisem da manutenção corretiva.
A MANUTENÇÃO CORRETIVA acontece apenas quando há um problema no equipamento. Ou seja, quando ele deixa de funcionar ou sofre algum tipo de falha, que faz com que ele não funcione da forma que deveria. Uma cancela travada em uma posição, ou que abre apenas de forma manual, uma câmera que não está registrando a movimentação na entrada, um totem que não expede o ticket ou não está lendo cartões corretamente, são alguns dos problemas que exigem manutenção urgente e podem afetar a rotina do seu pátio.
A manutenção corretiva será necessária ocasionalmente, mas a manutenção preventiva pode adiar, ou até mesmo evitar que uma intervenção corretiva seja necessária.
Tipos de equipamentos de estacionamento que precisam de manutenção
Vamos listar a seguir, alguns dos principais equipamentos que podem ser utilizados em um estacionamento e que tipo de problemas uma falha técnica pode ocasionar.
Cancelas automáticas
Normalmente, quem usa esse tipo de equipamento não precisa manter um funcionário de prontidão. Mas e se ela não funcionar?
Se, por exemplo, a cancela travar enquanto estiver fechada, nenhum veículo poderá entrar ou sair do estacionamento. Haverá perda de receita direta pela impossibilidade de que novos clientes possam entrar, além de filas na saída, desagradando os clientes que precisam sair do estacionamento. Há também o risco da cancela se fechar sobre um veículo, causando prejuízos, se o modelo de cancela não tiver um sistema antiesmagamento.
Totem de acesso
O totem de acesso, assim como as cancelas, libera a entrada e saída de veículos. Se o botão ou o sensor para a expedição do ticket não funciona, a entrada será impedida. Na saída, se o totem não estiver funcionando adequadamente e não conseguir ler o ticket já validado ou o cartão de estacionamento, a saída também será impedida, pois não acionará a cancela automática sem que haja a leitura correta do ticket.
Câmeras LPR e de avaria
Estacionamentos que utilizam placas de veículos pre cadastradas, podem sofrer, com o mau funcionamento da câmera leitora de placas, o mesmo tipo de problema que ocorre quando o problema é no totem de acesso ou na cancela.
Já um problema nas câmeras de avaria, embora não cause transtornos imediatos e possa até mesmo passar despercebido, pode causar prejuízos ainda maiores. Isso porque esse equipamento é a prova do estado físico de um veículo quando ele entra no estacionamento. Se um cliente afirmar que algum dano no seu carro foi causado no seu pátio e você não tiver essas provas, pode acabar tendo que arcar com o prejuízo.
Totem de autopagamento
E se o cliente não consegue pagar por um problema no seu sistema de autopagamento, o que fazer? Você não vai poder reter os clientes no estacionamento até resolver o problema, então, terá que libera-los sem receber pelo serviço.
Outros inconvenientes podem ocorrer, como a falha na leitura dos cartões, problemas de exibição na tela ou no touch, falhas no pad para a entrada das senhas, enfim, impedimentos, atrasos e contrariedades que não são, certamente, a experiência que o seu cliente gostaria.
Dicas para uma melhor manutenção dos equipamentos
Para que esses problemas na manutenção de equipamentos do estacionamento não ocorram, você pode tomar algumas medidas, como as que vamos indicar logo a seguir.
Rotina de inspeção
A inspeção dos equipamentos deve ser parte da rotina da operação, estabelecendo uma periodicidade para que seja realizada. Isso deve ocorrer preferencialmente em horários de baixo movimento. A criação de um relatório dessas inspeções, constando mínimas ocorrências, podem ser úteis na prevenção de um problema específico que esteja prestes a ocorrer. A inspeção deve ser realizada principalmente por um técnico especializado.
Visitas de técnico dos sistemas
Em estacionamentos com sistemas de automação, os equipamentos não trabalham por si só. Eles estão integrados por softwares específicos que também precisam de manutenção. O ideal é contar com a visita regular de um técnico, para que ele possa não apenas identificar problemas, mas garantir que eles não ocorram.
Suporte especializado sempre à mão
Além de contar com técnicos ou empresas para que realizem as inspeções e a manutenção do sistema, você precisa ter um suporte especializado sempre à disposição, para resolver falhas técnicas que possam ocorrer, o mais rapidamente possível. Imagine que aconteça um problema em sua cancela e não tenha a quem recorrer, ou ainda, entra em contato com o suporte que já atende a sua empresa e eles simplesmente não têm um horário?
Equipamentos de qualidade
A frequência e a gravidade dessas falhas técnicas vão depender, certamente, da qualidade dos seus equipamentos. Equipamentos de baixa qualidade ou sem a manutenção adequada não são uma forma inteligente de economizar. Isso porque, na verdade, os prejuízos que eles podem causar, normalmente serão maiores do que a economia que foi feita ao comprar.
Conte com a Cloudpark
A Cloudpark oferece equipamentos de alta qualidade, para venda ou locação, assim como suporte técnico 24hs. Com os seus planos de locação, o gestor do pátio pode ficar despreocupado, pois os equipamentos serão constantemente inspecionados e reparados quando necessário, sem custo adicional.
A Cloudpark fornece todos esses itens que mencionamos acima, sem que você precise se preocupar com inspeções, manutenção preventiva de equipamentos e sistemas, suporte 24hs por diversos canais e equipamentos atualizados e de qualidade. Nós cuidamos de tudo!
Linha Fast: Manutenção fácil e ultrarrápida
Mas para quem quer ou precisa de soluções ainda mais práticas e rápidas, a Cloudpark traz a Linha Fast de totens de acesso.
Os totens da Linha Fast reduzem ou até eliminam a suspensão das operações por falhas técnicas. A Cloudpark já oferece suporte rápido 24hs, para que o seu pátio não precise ficar muito tempo parado até chegarmos para fazer a manutenção no local. Mas a Linha Fast proporciona reparo rápido pelos próprios operadores do pátio.
Dá para imaginar?
E como uma pessoa sem conhecimento pode efetuar esse tipo de reparo?
Os totens da Linha Fast são construídos de forma modular. Eles possuem todos os componentes essenciais ao seu funcionamento em uma única peça, uma espécie de gaveta que pode ser removida e instalada sem nenhum conhecimento técnico.
Assim, se o totem de entrada ou saída tem algum tipo de falha, basta remover a gaveta, inserir uma gaveta sobressalente e está pronto para funcionar, em menos de dois minutos.
Quais as outras vantagens da Linha Fast?
- Sensor de proximidade para a emissão automática do ticket.
- Recolhimento automático em caso de não retirada do ticket.
- Recursos diferenciados no sistema de gerenciamento.
- Identificação automática de carros e motos, para cobrança diferenciada.
- Integração com a cancela automática e outros equipamentos.
- Integração em tempo real com o sistema de gerenciamento.
Com a Linha Fast da Cloudpark, o seu pátio estará certamente mais bem preparado para enfrentar os desafios da manutenção de equipamentos do estacionamento.