7 perigos de usar recibos ou tickets manuais no seu estacionamento

Veja os principais riscos de usar tickets manuais no estacionamento e descubra por que a automação é mais segura, prática e sustentável.

Mesmo vivendo em plena era digital, muitos estacionamentos ainda usam recibos e tickets preenchidos manualmente. Quem prefere trabalhar dessa forma, precisa entender que essa não é apenas uma questão de escolha, entre o tradicional e o moderno, uma preferência simplesmente, que não traz consequências para a produtividade e para a rentabilidade do negócio.

Trabalhar com recibos, como também com tickets de estacionamento manuais, representa uma série de problemas e até riscos para o seu negócio. Por isso mesmo, aqui nós vamos mostrar que riscos são esses e o que você pode fazer a respeito, caso decida que é vantajoso atualizar.

1. Vulnerabilidade a falsificações e fraudes

 Vulnerabilidade a falsificações e fraudes em estacionamento

Um ticket de estacionamento manual é algo fácil de falsificar. Seja utilizando um bloco similar ou utilizando programas simples de edição gráfica, as portas estão abertas para oportunistas. Placas veiculares, horários e valores podem ser facilmente alterados, seja por um cliente ou até mesmo um funcionário.

Ainda que a vigilância no seu estacionamento seja rígida, não há como evitar totalmente esse risco de falsificação. E esse tipo de fraude pode ser utilizado recorrentemente, por longos períodos, sem que ninguém se dê conta da perda de receita. Esse tipo de relato é bem mais comum do que aparenta.

Já os recibos e tickets digitais possuem formas de identificação que não podem ser simuladas, alteradas ou falsificadas. São códigos gerados para cada cliente ou veículo que entra, e que não podem ser utilizados em outros.

2. Problemas com perdas e extravios

Problemas com perdas e extravios de estacionamento

Se o cliente perde o seu ticket, o que fazer? Alguns pátios, para evitar problemas, deixam que o veículo saia sem pagar, perdendo dinheiro. Por outro lado, a tentativa de cobrança com multas estipuladas, mesmo previamente, pode gerar discussões e até processos judiciais, já que se trata de uma prática ilegal.

Tickets podem ser perdidos, rasgados ou molhados e, sem que haja um registro digital, é a palavra do cliente contra a palavra dos funcionários. Se isso acontece algumas vezes durante o mês, é receita desperdiçada e até mesmo clientes honestos que podem nunca mais utilizar o seu pátio, para não ter que passar pelo transtorno.

Em sistemas modernos de estacionamento, é possível checar com facilidade o horário em que um veículo entrou no pátio, mesmo que o cliente tenha perdido o seu ticket.

3. Perda de tempo e de recursos preciosos

Perda de tempo e de recursos preciosos  em estacionamento

Tempo é dinheiro. E em um estacionamento isso é especialmente verdadeiro. O preenchimento manual de tickets e a expedição manual de recibo de estacionamento consome um tempo adicional que pode ser precioso, especialmente em horários de pico.

E não falamos apenas o tempo dos funcionários, mas também do cliente, que pode resolver escolher outro local para estacionar ao se deparar com uma fila na entrada. Além de perder esse cliente que vai embora e pode nunca mais retornar, há a perda do tempo total, em todo o dia de trabalho, que poderia ter sido cobrado.

De forma manual, para a liberação da entrada de um veículo, pode-se levar de 1 a 2 minutos. Esses minutos deixarão de ser cobrados na tarifa. Pode parecer bem pouco, mas para um negócio que cobra por tempo de permanência, as perdas não são dispensáveis.

Imagine que o seu pátio atenda 100 clientes rotativos por dia, com uma tarifa de 15 reais por hora. A perda de 1 minuto em cada um deles representa 25 reais por dia, o que dá cerca de 600 reais ao mês e mais de 7 mil reais ao ano. Embora o valor não seja cobrado a cada minuto, essa conta é algo a se considerar.

4. Versatilidade da equipe comprometida

Se os recibos e tickets do estacionamento são preenchidos manualmente, alguém precisa preencher e manusear esses papéis durante todo o período de funcionamento do estacionamento. Dessa forma, você compromete a versatilidade da sua equipe, ou ao menos parte dela.

A tarefa de dar e recolher os tickets, assim como a de cobrar e receber pelo serviço, é fundamental. Por isso, em um pátio sem recursos digitais, não é possível alocar o funcionário em outra tarefa. É um funcionário por turno, no mínimo, encarregado exclusivamente dos tickets.

Nos estacionamentos com automação, seus funcionários não precisam cuidar dos tickets, porque o sistema emite e registra os pagamentos sem margem de erro e sem depender de interação humana.

5. Perda de controle financeiro

Perda de controle financeiro de estacionamento.

O controle financeiro é a sustentação de toda empresa, incluindo os estacionamentos. Nesse tipo de negócio, é preciso rastrear todas as entradas e saídas com precisão, de forma que haja previsibilidade e também a certeza de não haver perdas desnecessárias.

Se o seu controle é manual, você guarda e confere todos os tickets emitidos no dia, soma os valores que deveriam ter sido recebidos e compara com o que está no caixa. Um simples erro nessas contas pode levar a atrasos e suspeitas, com nova contagem e nova conferência. Afinal, houve perda de tickets, clientes que saíram sem pagar, movimentações manipuladas? Como saber ao certo?

Com sistemas digitais, você só precisa consultar os números que já foram registrados corretamente, sem margem de erro.

6. Impossibilidade de recorrer a seguros

Manter o seu pátio segurado é uma garantia de que um acontecimento fortuito não se transforme em um pesadelo. Já imaginou se acontece um incêndio, um roubo ou uma batida em um veículo caríssimo? Esses são riscos reais e não são tão raros, por isso, é necessário ter essa cobertura.

Mas você sabia que uma grande parte das seguradoras cobrem prejuízos apenas quando há uma prova digital de que determinado veículo estava dentro do seu estacionamento, quando ocorrido o problema? Trabalhando com tickets manuais, você não consegue segurar o seu pátio, ou pior, a sua seguradora pode negar o pagamento dos prejuízos por falta de comprovação.

Tickets digitais possuem informações que não podem ser forjadas. Eles registram o horário da entrada e da saída, entre outras informações, como a placa do veículo e até mesmo fotos. Quando um veículo entra ou sai do seu estacionamento com sistema digital, esse registro é realizado de forma automática e segura.

7. Impossibilidade de modernizar equipamentos

Impossibilidade de modernizar equipamentos de estacionamento.

Existem equipamentos que melhoram e muito as operações de um estacionamento. Câmeras que reconhecem placas veiculares, cancelas que abrem e fecham sozinhas, sistemas de auto pagamento, entre muitos outros.

O problema é que o sistema manual do pátio não permite integrar nenhuma dessas tecnologias modernas, então você acaba sem conseguir usá-las. Todo mundo anda fazendo pagamentos com PIX? Imagine o cliente ter de digitar o CNPJ da empresa antes de poder repassar o valor?

Com isso, você perde todos os benefícios dessas tecnologias modernas, que podem transformar o seu estacionamento, tornando-o mais ágil, mais seguro e mais econômico.

Muito além do recibo e do ticket digital

Migrar para um sistema digital não é apenas a solução para os problemas e riscos que relatamos aqui. É também uma forma de transformar o seu estacionamento em um negócio ágil, prático, fácil de administrar e que, além de impedir prejuízos, dá ao pátio muito mais possibilidades de lucro.


Então, você pode estar pensando: “Mas com que dinheiro eu faço isso?”


Esse poderia ser realmente um problema, se você precisasse investir na compra de sistemas e equipamentos modernos. A boa notícia é que o seu estacionamento pode alugar o sistema e todos os equipamentos, tudo pronto para funcionar, com uma mensalidade que provavelmente é menor do que os prejuízos a que você está exposto agora.

Imagine se o seu estacionamento funcionasse assim:

O cliente entra sem filas, retira o ticket emitido automaticamente pelo totem e a cancela abre para permitir a entrada. O único funcionário que você poderia ter aqui, seria para dar as boas-vindas ao cliente.

Uma câmera capturou a placa do veículo e a imprimiu no ticket, junto com o horário de entrada. Assim que isso acontece, essas informações ficam não só no ticket do cliente, mas também registradas no seu sistema digital.

Ao retornar, esse cliente faz o pagamento também em um totem – ninguém do estacionamento precisa pegar em dinheiro. Ao realizar esse pagamento, o sistema notifica digitalmente os outros equipamentos de que esse cliente está liberado para a saída.

O seu sistema de estacionamento

O seu sistema de estacionamento.

Você acessa esse sistema, onde todas as informações ficam guardadas, usando qualquer computador, celular ou tablet e também pode permitir que um colaborador de confiança acesse. Em qualquer lugar. Na tela, você verifica tudo que está acontecendo no pátio, em tempo real, além do registro de todos os dias que você quiser ou precisar verificar.

Quer saber qual é o dia de maior movimento, ou em que semana o faturamento foi maior? Basta alguns cliques e todas as informações estarão disponíveis pra você.

Se você está desconfiado que tudo isso é modernidade demais e não é para o seu estacionamento, você devia entrar em contato agora mesmo com a CloudPark!

Diga os detalhes do seu negócio e você terá, rapidinho, a informações sobre as melhores formas do seu estacionamento entrar na era digital, lucrando mais e deixando você muito mais sossegado.

Não deixe de experimentar o que a CloudPark tem para melhorar o seu negócio!

Leia também