Entenda por que o uniforme faz diferença na imagem e segurança do seu estacionamento. Dicas para escolher o modelo ideal.
Se você já tem um estacionamento ou está buscando informações sobre como gerir melhor o seu negócio, é provável que já tenha se perguntado a respeito da necessidade ou não do uso de uniformes. Tem dúvidas se deve ou não adotar esse tipo de recurso no seu estacionamento, quais são suas vantagens, se eles são mesmo necessários ou apenas opcionais, quais seriam os melhores modelos, tecidos e cores.
Aqui neste artigo, você vai entender porque o uso de uniformes pela equipe do seu pátio é fundamental. Nós explicamos porque eles são necessários, qual é a relação deles com a imagem e a organização da sua empresa, de que forma eles são vistos pelo seu cliente e como os uniformes também podem representar, não apenas uma imagem de maior segurança para eles, como também uma maior segurança efetiva para o seu estacionamento.
Uniforme para estacionamento

Utilizar uniformes para estacionamento não é apenas uma escolha estética, para combinar com a sua marca e deixar o pátio mais bonito. Também não é somente uma decisão prática, como por exemplo, como acontece com os uniformes em uma oficina mecânica.
Para o exemplo da oficina mecânica, as cores escuras evitam que manchas se sobressaiam, enquanto o tecido mais espesso evita danos no uniforme e no funcionário, além de normalmente virem equipados com bolsos grandes para guardar as ferramentas.
Porém, no caso dos estacionamentos, a escolha das cores, dos tecidos e acessórios possui motivos diversos. Servem principalmente para a padronização, a identificação da marca e o reconhecimento do funcionário pelo cliente, mas pode incorporar detalhes práticos, como o conforto, a durabilidade e detalhes com funções determinadas.
A seguir, nós te ajudamos a entender essas questões, para que a sua opção por uniformes de estacionamento ajude o seu negócio da melhor forma possível.
Quem trabalha no pátio, afinal?

Imagine que você entra em uma empresa, qualquer tipo de negócio, seja um supermercado, farmácia, loja de roupas, restaurante, ou mesmo um estacionamento. Ao chegar, ou após algum tempo dentro do estabelecimento, alguém te aborda e pergunta em que pode ajudar. Você olha para essa pessoa, vestindo roupas comuns e sem nenhuma identificação da empresa, o que você pensa?
Principalmente nos dias de hoje, provavelmente você vai pensar se tratar de algum tipo de golpe, ou mesmo alguém que esteja pedindo dinheiro. O mais provável é que você dê uma resposta curta, saia de perto ou até mesmo saia do próprio estabelecimento.
Apenas em alguns pequenos negócios é que a uniformização pode não ser tão necessária, como por exemplo, em uma pequena loja de roupas em um shopping. Nesse tipo de negócio, as roupas usadas são as vendidas na loja e, ao chegar, você já identifica quem trabalha por lá, mesmo não estando uniformizado. Já em um estacionamento, mesmo pequeno, imagine esse tipo de abordagem assim que o cliente entra no carro?
Vantagens do uniforme para estacionamento

Para o cliente do seu estacionamento, funcionários uniformizados passam uma ideia de profissionalismo e segurança. Ele sabe com quem pode contar ou pra quem pode fazer uma solicitação ou pergunta. Estará certo de que qualquer aproximação não uniformizada pode representar um problema.
Ele olha ao redor e rapidamente consegue identificar todos que fazem parte da sua equipe. O ambiente do seu pátio torna-se então mais acolhedor, organizado e seguro para o seu cliente, que percebe também, mesmo de forma inconsciente, que o seu negócio investe recursos para o seu benefício.
É necessário ressaltar que os uniformes devem estar bem cuidados. Uniformes desgastados demais, sujos ou com odores podem dar a impressão inversa para o seu cliente, de que o negócio é desorganizado, desleixado, não profissional e não confiável.
Vantagens do uniforme para o cliente
- Imagem de profissionalismo para o cliente.
- Colabora para a segurança dos clientes.
- Clientes identificam prontamente os funcionários.
- Sabem com quem podem ou não contar.
- O cliente percebe o investimento no seu bem estar.
- Promove um ambiente mais acolhedor para o cliente.
As vantagens para o próprio negócio também são muitas, incluindo a melhoria da percepção do cliente sobre o negócio, mas elas vão além disso. Uniformes bem planejados e bem cuidados criam uma percepção maior de valor pelo serviço. Isso significa que o cliente tem uma maior sensação de que está pagando um bom valor pelo serviço que utiliza.
Esta percepção de valor talvez seja a principal vantagem de utilizar o uniforme para estacionamento. Cliente que se sente seguro, confortável e bem atendido, retorna e até mesmo indica o seu pátio para outras pessoas.
Além disso, uniformes de estacionamento complementam a marca do negócio, as cores e formas utilizadas no logo, nas placas e propagandas. Seu uso também evita insatisfação por parte dos funcionários, que terão de usar as próprias roupas no trabalho, além de eliminar o problema da imposição de regras rígidas de vestuário, junto com o inconveniente de precisar notificar aqueles que estão com roupas inadequadas.
Como escolher uniforme para estacionamento

O uniforme de estacionamento precisa combinar algumas características, como por exemplo, conforto tátil e térmico, durabilidade, versatilidade, cores adequadas, segurança para o uso e valor acessível, de acordo com as possibilidades do negócio.
Em primeiro lugar, vamos ver uma sugestão de conjunto de peças do uniforme. Existem algumas que são mais indicadas e podem ser consideradas básicas em um kit de uniforme, como por exemplo:
- Camisa polo de manga curta
- Camisa polo de manga comprida
- Calça do tipo cargo
- Bermuda do tipo cargo
- Tênis ou bota curta antiderrapante
- Colete reflexivo
- Boné ou viseira
Material do uniforme
As camisas podem ser de polyester ou microfibra com tecnologia dry-fit e elastano. É um material leve, que respira bem, seca rápido, não amassa e conta com proteção UV, ideal para quem trabalha ao ar livre. Uma alternativa mais barata e com maior durabilidade é a sarja ou o brim leve.
As calças e bermudas podem ser de brim ou tactel. Além do material, a sugestão de modelos do tipo cargo se deve à quantidade de bolsos com espaço suficiente para itens que podem ser úteis no trabalho, como rádio, maquininha, chaves e bloco.
Cores do uniforme
Este ponto merece atenção redobrada. Existem cores que combinam duas qualidades essenciais: a credibilidade e a praticidade. Cores claras, por exemplo, vão tornar a manutenção do uniforme muito problemática. Cores muito vivas ou abertas também não são as ideais. Então quais cores utilizar?
- Azul marinho
- Cinza escuro
- Verde musgo
- Cáqui escuro
Essas três são as principais, já que passam um ar de mais seriedade e neutralidade, enquanto aguentam bem as sujeiras inevitáveis do dia a dia, sem que fiquem com uma aparência de uniforme sujo, principalmente quando se fala em poeira, muito comum nos estacionamentos. Para pátios que estão sempre com muita terra e poeira, é melhor evitar o azul marinho, pois a poeira se sobressai um pouco mais nessa cor.
Mas o logo e toda a identidade visual do meu estacionamento é principalmente na cor vermelha, então, porque não posso utilizar o vermelho?
É preciso tomar cuidado com cores chamativas e com cores de difícil manutenção, como já dissemos. E, além disso, muitas vezes utilizar a cor exata da sua marca, que está exposta por todo o pátio, pode deixar seus funcionários não tão bem identificáveis no local. É negativo para o cliente, para o gestor e para a própria segurança do colaborador, embora esta última possa ser minimizada pelo uso de faixas reflexivas.
Essas cores indicadas podem combinar com qualquer outra, já que são cores mais neutras. Elas são normalmente combinadas com detalhes nas cores da marca, com o logo bordado na frente ou estampado nas costas.
Em estacionamentos fechados, com pouca luminosidade, pode ser mais adequado, no entanto, o uso de cores chamativas, como o amarelo e laranja, para evitar acidentes. É o mesmo que normalmente acontece em estacionamentos públicos de rua, que precisam de mais rápida identificação do operador.
Cuidados com o uniforme de estacionamento

A escolha correta das cores já vai minimizar, ou pelo menos disfarçar, os estragos que a sujeira pode causar durante o dia. Isso não quer dizer que o uniforme pode estar sujo, mas que mesmo iniciando o expediente com ele limpo, pode não estar em bom estado ao final do dia de trabalho.
Portanto, a limpeza é requisito básico, do contrário, vai causar uma má impressão nos clientes a respeito do profissionalismo do negócio. Deve haver instruções claras aos funcionários, mas ao mesmo tempo, talvez seja necessário providenciar peças extras, para que eles possam alternar enquanto lavam as outras peças.
Outras instruções podem ser úteis, como evitar que os uniformes estejam amassados, ou sejam modificados de alguma forma, com peças e acessórios pessoais.
Com o tempo, todos eles vão acabar se desgastando, seja um rasgo, cores desbotadas e outros problemas que o uso contínuo pode trazer e vão dar uma má aparência, mesmo que o seu funcionário cuide bem do uniforme. O gestor deve identificar esse momento, para a troca por peças novas.
E então, essas dicas de uniformes foram úteis?
Aproveite e encontre também outras dicas sobre tudo relacionado a estacionamentos, no Blog da CloudPark.


