Descubra as principais dicas do SEBRAE para abrir um estacionamento lucrativo e regularizado, com planejamento e segurança.
Se você é um empreendedor ou empresário e está pensando em abrir um estacionamento, um dos recursos mais abrangentes sobre a criação do seu negócio se encontra no Portal SEBRAE.
Neste artigo, nós vamos mostrar quais são as 10 principais dicas do SEBRAE para quem quer começar um negócio de estacionamento, como por exemplo como formalizar o negócio, investimentos necessários, licenças específicas e práticas de gestão, entre outros assuntos.
Iniciar um novo negócio demanda planejamento para que ele comece dentro da lei e evitando prejuízos. Sem seguir as orientações corretas, o negócio pode ir por água abaixo, logo em seu início. Abrir um estacionamento não é diferente e vamos te ajudar a seguir as orientações corretas, encontrando material para te apoiar na empreitada.
Porque o SEBRAE?

O SEBRAE é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, uma instituição sem fins lucrativos, de propriedade privada, criada na década de 70 com o intuito de promover a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no Brasil.
Ela tem sede em Brasília, mas possui unidades em todos os Estados. A entidade não é financiada diretamente pelo governo, mas por uma parcela do recolhimento do INSS das folhas de pagamento, uma contribuição obrigatória. Além disso, convênios e parcerias funcionam como apoio para o financiamento das atividades do SEBRAE.
Atuando em capacitação, orientação, incentivo e pesquisas, o SEBRAE promove conteúdo, cursos, palestras, feiras de negócios, apoio ao empreendedorismo, insights sobre comportamento do mercado e até a oferta de crédito através de parcerias.
Aqui, nós iremos abordar as principais dicas para o seu estacionamento SEBRAE, para quem está começando a montar esse tipo de negócio.
Conteúdo SEBRAE: Como abrir um estacionamento
Dica do SEBRAE: Mercado e demanda

Antes de iniciar um negócio, nesse caso um estacionamento, é fundamental analisar como anda a oferta e a procura de vagas, além de outras informações sobre o mercado no Brasil e na cidade onde você pretende iniciar seu negócio.
Estacionamentos possuem demanda constante. A frota de veículos no Brasil aumenta a cada ano. Isso significa que a população como um todo compra mais do que descarta veículos, aumentando também a demanda por vagas. Transporte público precário, problemas de segurança e facilidade de financiamento do zero quilômetro colaboram para esse cenário.

Então, de uma forma geral, estacionamento é um negócio lucrativo, mas é necessário também avaliar as peculiaridades de sua região, como veremos a seguir.
Dica do SEBRAE: Localização e estrutura

O sucesso de um estacionamento depende muito de sua localização. Deve ser levado em consideração a proximidade do local escolhido a centros comerciais, centros médicos, grandes polos de comércio, serviços e entretenimento. Este local também deve ser, de preferência, visível e acessível aos veículos que trafegam ao redor. A concorrência também deve ser avaliada. Se houver outros estacionamentos próximos, certifique-se de que a capacidade deles esteja razoavelmente preenchida e, por isso, ainda possa haver espaço para mais vagas. Dados do ano de 2005 sugerem um grande percentual de estacionamentos que saíram do mercado estavam em localização inadequada.
A capacidade de vagas do seu estacionamento pode ser determinada por essa análise do mercado, mas depende também do tamanho do terreno onde ele vai funcionar. Um estacionamento precisa de, ao menos, um espaço administrativo, onde funcione um escritório e uma área de funcionários, incluindo banheiros. Já no espaço onde o público terá acesso, uma área para recepção dos veículos com cancela, totem e atendimento, além do espaço para as vagas.
Mais adiante, você verá também detalhes sobre os equipamentos e qual é o investimento inicial necessário.
Dica do SEBRAE: Investimento e custos

O investimento total inicial compreenderá o valor do imóvel (em caso de compra) ou do ponto comercial, construção e reformas necessárias, compra de equipamentos, móveis, suprimentos e até mesmo as despesas com o profissional que realizará o projeto, despesas com documentação, entre outros, além do capital de giro.
O que se chama capital de giro é um montante que se deve ter em caixa para cobrir todas as despesas operacionais dos primeiros meses de funcionamento, porque se trata de um novo empreendimento, então é possível que tenha pouco ou nenhum lucro inicialmente.
Os custos são as despesas fixas mensais, como as contas de luz e água, internet, funcionários, impostos, suprimentos, seguros, locações e assinaturas.
Após cobrir os seus gastos iniciais, o lucro do seu estacionamento será o faturamento (recebimentos) menos as despesas.
Dica do SEBRAE: Exigências legais
Estar em conformidade com as exigências legais é fundamental, não apenas para o sucesso do negócio, mas para a sua própria sobrevivência. A não conformidade pode acarretar pesadas multas, suspensão ou até mesmo o fechamento do estacionamento.
Inicialmente, você precisa checar, com relação ao local desejado:
- Plano Diretor do município
- Lei de Zoneamento municipal
- Habite-se do imóvel
- Situação do IPTU
- Exigências dos Bombeiros
Etapas para a formalização da empresa:
- Registro na Junta Comercial
- Obtenção de CNPJ
- Alvará de funcionamento
- Enquadramento Sindical
- Conectividade Social INSS/FGTS
- Vistoria do Corpo de Bombeiros
- Emissão do Habite-se
Para formalizar o estacionamento, será necessário tomar algumas decisões estratégicas, por exemplo, qual será a estrutura jurídica, o que vai determinar o pagamento de impostos e as responsabilidades legais. Nessa etapa, é crucial contar com um profissional ou empresa de contabilidade, já que o tipo de empresa e regime tributário escolhido afetará diretamente o futuro da empresa, como a sua forma de atuação, o máximo de faturamento anual permitido, a forma como deve preencher o IRPJ, além dos tributos devidos.
Aproveite o material sobre formalização de estacionamento SEBRAE para ter uma visão mais ampla do que e como deve ser feito.
Conteúdo SEBRAE: Como abrir uma empresa em 6 passos
Guia SEBRAE: Abertura de empresas
Dica do SEBRAE: Funcionários

Normalmente, não é necessária a contratação de manobristas em um novo estacionamento, a não ser que o espaço seja de difícil manobra e compense a contratação de um funcionário, comparado a possíveis prejuízos e problemas com avarias.
Com um nível razoável de automação, você precisa apenas de 2 atendentes (1 por turno), 2 seguranças (1 por turno) ou 1 segurança trabalhando 12 horas, 1 funcionário de limpeza e manutenção. Atualize-se com relação a Convenção Coletiva do sindicato do setor para a definição ideal de salários e benefícios.
Inicie com o mínimo possível de colaboradores, já que você ainda vai confirmar qual será o seu faturamento real a partir dos primeiros meses. Porém, evite a tentação de economizar com mão de obra apenas para lucrar mais. A atuação de seus funcionários será decisiva na retenção e indicação de clientes.
Dica do SEBRAE: Automação
Sempre que você entra em um estacionamento de supermercado ou shopping, ao pegar seu ticket no totem de entrada, você já está utilizando automação. Ela é essencial para uma operação mais fluída e segura, assim como para a redução dos custos da operação.
Alguns equipamentos essenciais:
- Cancela automática
- Totem de acesso
- Totem de auto pagamento
Com a cancela automática e o totem de acesso, você dispensa precisar designar um de seus funcionários de forma fixa na entrada do pátio. O totem de auto pagamento proporciona comodidade para o cliente, controle de entradas e dispensa a contratação de caixas.
Esses equipamentos não precisam ser comprados, pois podem ser alugados, já com a manutenção inclusa. A locação proporciona as vantagens da automação, sem o investimento inicial dos equipamentos. Você poderá contar também com um sistema de gestão completo.
Para saber mais sobre esses equipamentos, além de outros disponíveis no mercado, consulte: Equipamentos CloudPark.
Dica do SEBRAE: Plano de negócio
O plano de negócios é uma das mais importantes fases para o início de um empreendimento. Por isso mesmo, há bastante desse tipo de dica para estacionamento SEBRAE.
Mas para inicia-lo, é necessário obter primeiro os dados que ele utiliza, como as informações sobre o mercado, sobre a demanda, a localização, o investimento, a estrutura e os custos e todas as dicas que abordamos anteriormente. Agora você utilizará esses dados no seu plano de negócio.
Vídeo SEBRAE: O que é um plano de negócio

Nessa etapa, você deve detalhar mais esses dados, elaborando um projeto real, que sairá do papel para a realidade. De forma resumida, o seu plano de negócios deve conter:
Investimento inicial
- Aquisição do imóvel ou terreno
- Obras e reformas
- Documentação para regularização
- Profissionais envolvidos
- Equipamentos e mobiliário
- Capital de giro
Detalhes da operação
- Volume de vagas disponíveis
- Número de funcionários e salários
- Horário de funcionamento
- Tipo de estacionamento e tarifas
- Diferenciais
Despesas mensais
- Aluguel do espaço
- Manutenção básica
- Contas fixas
- Pagamento de funcionários
- Seguros obrigatórios
- Manutenção dos equipamentos
- Honorários contábeis
- Impostos a pagar
- Despesas não previstas
Metas iniciais
- Lucro mensal pretendido
- Cálculo da meta de faturamento
- Convênios com empresas no entorno
Projeções
- Capacidade máxima de faturamento
- Planos para capacidade máxima
- Possibilidade de expansão
- Investimentos necessários
- Serviços adicionais
Conteúdo SEBRAE: Plano de negócio
Ferramentas SEBRAE: Para o seu plano de negócio
Dica do SEBRAE: Divulgação

A divulgação é fundamental para todo tipo de negócio, sobretudo para novos empreendimentos. Inicialmente, o objetivo da divulgação é se fazer conhecido na localidade.
O atendimento e a experiência do cliente funcionarão também como divulgação do seu serviço. Um cliente satisfeito que trabalha em uma empresa próxima pode indicar seu estacionamento para várias outras pessoas da mesma empresa.
Capriche no atendimento, em um ambiente confiável e acolhedor e em possíveis diferenciais que você pode oferecer ao seu cliente. Isso trará uma maior clientela e uma boa reputação. O seu estacionamento provavelmente não terá verba para divulgação em veículos de mídia, então o “boca a boca” será seu ponto de partida.
Vale a pena, no entanto, investir na sua marca, no visual do pátio, em um website e em perfis de redes sociais. Mesmo que não tragam clientes diretos, ter sua marca no ambiente digital favorecerá a reputação da empresa. Utilize esses recursos mesmo que apenas para informar o que é e o que oferece a sua empresa.
Dica do SEBRAE: Gestão do negócio

A gestão do estacionamento será enormemente facilitada com um software para estacionamento. Esse tipo de sistema pode ser adquirido junto com um plano de locação de equipamentos.
Sem esse recurso, é necessário assumir você mesmo essa responsabilidade inicialmente, ou contratar um gestor. Tarefas como o controle de entradas e saídas, análise do faturamento, preenchimento médio de vagas, relatórios financeiros e relatórios operacionais, entre outros, podem ser feitas por um profissional contratado, ou utilizando um sistema de estacionamento, enquanto o faturamento não permite a contratação de um encarregado pela gestão.
Dica do SEBRAE: Diversificação de receita

Se você dispuser de um maior capital inicial, pode ser útil diversificar a receita logo no início. Por exemplo, se o seu estacionamento oferecer um serviço de lava-rápido, terá oportunidade de aumentar o faturamento e divulgar esse tipo de serviço desde o início.
Alguns serviços que você pode oferecer, principalmente com o crescimento do negócio:
- Lava-rápido
- Calibragem de pneus
- Troca de óleo
- Recarga para carros elétricos
Vale lembrar que, para incluir esses e outros serviços adicionais, o seu investimento inicial deve ser atualizado e deve haver espaço físico e funcionários suficientes para implementa-los.

Aproveite todo o conteúdo que o SEBRAE oferece para que a abertura do seu novo estacionamento seja mais simples, segura e com melhor possibilidade de se tornar rentável. Além desses conteúdos nos links ao longo do artigo, você encontra muito mais material para consulta no Portal SEBRAE, que oferece também cursos gratuitos para você se aperfeiçoar de forma online.
Conte também com o conteúdo informativo sobre estacionamentos da CloudPark.

