O estacionamento da sua empresa é provavelmente uma solução da qual ninguém quer abrir mão. Mas ele pode também se tornar um problema para a pessoa encarregada em administrá-lo e para a própria empresa, não é verdade?
Se você já chegou a cogitar que seria melhor não contar com a praticidade do estacionamento, é bastante provável que você esteja enfrentando problemas para gerencia-lo.
Mas ter problemas com a gestão do estacionamento, apesar de ser algo relativamente comum, não é normal, nem tão pouco ideal. A sua empresa pode manter essa comodidade sem precisar passar por esse tipo de dificuldade.
Uma das soluções mais simples e eficazes é implementar um controle de acesso ao estacionamento da empresa. E nós vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito disso, a partir dos próximos parágrafos.
Estacionamento sem controle de acesso
Quem entra e quem sai do estacionamento da sua empresa? Como controlar quem pode ou não entrar, quando alguém entrou ou saiu com um veículo? A resposta a essas simples perguntas pode redefinir o que é o estacionamento da sua empresa.
Se o estacionamento é apenas para funcionários, colaboradores e fornecedores, o controle de acesso pode parecer um pouco mais simples, mas saiba que ele ainda pode melhorar. Afinal, ninguém deseja encontrar veículos e pessoas estranhas, ou ficar sem saber quem responsabilizar por algum tipo de dano causado a um dos carros.
Por outro lado, se a sua empresa recebe também consumidores e clientes no estacionamento, a situação pode ser um pouco mais complicada. Seja um estacionamento pago ou gratuito, você precisará de funcionários para lidar com o tráfego e com a segurança. Isso trará custos com uma área que não faz parte diretamente dos negócios da empresa, a menos que você tenha um sistema de controle de acesso.
O que é controle de acesso nos estacionamentos
Temos mencionado o controle de acesso, mas o que é isso de fato?
No contexto que trazemos pra você, são formas de otimizar e automatizar o fluxo de entrada e saída, bem como a permanência dos veículos no estacionamento. Há um controle de quem tem permissão para entrar e sair, por quanto tempo pode ficar, qual o estado do veículo ao chegar e até o controle das finanças, quando aplicável.
Tudo isso pode ser feito por uma equipe especializada, mas não é esse o tipo de solução que viemos mostrar. Para ter uma boa administração de um estacionamento apenas com recursos humanos, haveria um gasto desproporcional aos benefícios, além de mais pessoal a gerenciar.
Falamos sobre um controle de acesso totalmente automatizado, ou que requer o mínimo de interferência humana, com o uso de equipamentos e sistemas simples e acessíveis. Ao implementar um controle de acesso automatizado, o seu estacionamento nunca mais será um problema e você estará livre para exercer as suas funções principais.
Vamos ver então que equipamentos e sistemas são esses.
Equipamentos e sistemas para o controle de acesso
Com um ou mais dos equipamentos que mostraremos a seguir, é possível gerenciar o estacionamento da empresa de forma descomplicada e eficaz, eliminando os problemas e tornando-o um recurso de praticidade que não pesa na administração.
E a sua empresa não precisa nem mesmo investir na compra e na manutenção periódica, porque a CloudPark aluga, instala e dá suporte e manutenção pra você.
Totem de entrada e saída
Este equipamento funciona na entrada do estacionamento e fica instalado próximo às cancelas. Eles identificam a chegada do veículo, expedem tickets com QR Code para pagamento via PIX ou cartões de estacionamento, e podem vir com interfone VOIP para comunicação do cliente com a equipe do estacionamento.
Integrado a uma cancela automatizada, o totem de entrada e saída também controla o fluxo dos veículos, acionando automaticamente a cancela para entrada ou saída.
Cancela automatizada
A cancela automatizada é perfeita quando integrada aos totens de entrada e saída, mas podem ser também integradas às maquininhas de pagamento, sobre as quais falaremos logo adiante.
Ela dispensa um funcionário designado apenas para liberação da passagem de veículos, abrindo automaticamente quando é emitido um ticket na entrada, ou quando é comprovado o pagamento através do totem ou maquininha na saída.
Ela tem outras duas importantes funcionalidades. Uma delas é o sistema antiesmagamento, um recurso que não permite o fechamento da cancela quando há um veículo embaixo dela. Pode também, com a inclusão de um nobreak, continuar funcionando até mesmo após haver uma queda de energia.
Totens de autopagamento
Esse tipo de totem é particularmente útil em locais onde há um grande fluxo no estacionamento de empresas do varejo ou serviços, onde o cliente usa o estacionamento. Ao contrário do totem que fica na entrada, este normalmente é posicionado em locais de acesso para que o cliente efetue o pagamento antes mesmo de entrar no veículo. Pode receber cartões de crédito, débito, tickets e dinheiro, com emissão de troco.
Câmeras OCR
Esse tipo de câmera fica posicionada de forma a captar automaticamente as placas dos veículos que entram e saem do estacionamento, mantendo um registro de toda a movimentação. Ela pode também identificar se as avarias em um veículo já estavam presentes quando o mesmo deu entrada no local.
Para empresas onde o estacionamento é apenas para os funcionários, as placas de seus carros podem ser cadastradas e identificadas do mesmo modo.
Maquininha de pagamento
Não estamos citando aquelas maquininhas de pagamentos convencionais. A TOP CloudPark foi feita especialmente para auxiliar na gestão de qualquer tipo de estacionamento, com baixo custo e operada por um único colaborador.
Para empresas onde o estacionamento é pago, o colaborador insere a placa do veículo na TOP e emite um ticket, que pode ser pago posteriormente pelo cliente. A maquininha então grava o horário de chegada e realiza a cobrança na saída do veículo. O cliente pode pagar como em uma maquininha convencional.
Ela também pode ser conectada às cancelas automatizadas, liberando a passagem assim que o pagamento é confirmado.
Como controlar o acesso ao estacionamento
Agora que você já conhece alguns dos equipamentos para gestão do estacionamento da empresa, vamos mostrar também os sistemas que funcionam junto com eles, além de dar alguns exemplos de como a gestão do seu estacionamento pode ser simples e prática.
Gestão remota e descomplicada
Você precisa acompanhar de perto o que acontece no estacionamento da empresa, mas não pode permanecer no local? Você não precisa sequer delegar a tarefa, porque a CloudPark fornece diversas ferramentas de gestão e acompanhamento em tempo real.
Você pode acompanhar cada detalhe na hora, onde estiver, seja em um computador, smartphone ou tablet, com acesso prático, sem necessidade de instalações.
Dashboard intuitivo e fácil de acessar
O dashboard é a tela inicial do seu sistema de gestão remota, que você vai poder acessar de qualquer dispositivo em qualquer lugar. Entre as suas funcionalidades estão o acesso a relatórios financeiros e operacionais, visualização das fotos de registro, número de vagas, configuração de níveis de acesso e relatório de incidentes.
Pagamentos digitais com CloudPay
Nosso sistema oferece uma ampla gama de formas de pagamento, incluindo os pagamentos digitais, que são indispensáveis hoje em dia para qualquer tipo de negócio.
Além de dinheiro, cartões de crédito, cartões de débito e cartões de estacionamento, fornece opções de pagamento com QR Code, pagamento por PIX e também via aplicativos.
O diferencial nas formas de pagamento do sistema CloudPark é ter um sistema próprio de pagamento, integrado com a gestão do estacionamento. O CloudPay é não apenas um sistema desenvolvido especificamente para o setor, mas também oferece menores taxas e menos burocracia, se comparados com os sistemas de pagamento do mercado.
Com um sistema de gestão para o estacionamento da empresa, você pode se desligar dessa tarefa enquanto ela é desempenhada com a ajuda de equipamentos e sistemas combinados. Veja alguns exemplos.
EXEMPLO 1: Estacionamento de supermercado
Imaginemos que a sua empresa é um supermercado onde o cliente pode estacionar. Ele chega para realizar as compras e, na entrada, retira um ticket no totem. A cancela libera a sua entrada automaticamente. Se o estacionamento é cobrado, enquanto ele está na fila do caixa, ele usa seu celular para pagar o ticket com o QR Code. Coloca as suas compras no carro, entrega o ticket no totem e tem sua saída liberada. Nenhum contato com funcionários.
Com câmeras OCR instaladas, toda essa movimentação ficou registrada de forma visual, com fotos do veículo e sua placa quando entrou e saiu.
Exemplo 2: Estacionamento de Escritório de Contabilidade
A sua empresa pode utilizar o estacionamento para uso dos próprios funcionários, mas ter dificuldades em restringir o seu uso. Nesse caso, todos os funcionários com direito a vagas podem ser cadastrados previamente e utilizar cartões de estacionamento ou reconhecimento pela câmera OCR.
É possível também liberar o acesso provisoriamente a um fornecedor ou cliente, seja através de um cadastro ou manualmente pelo dashboard na chegada e saída.
Para a tranquilidade da sua empresa
Esses equipamentos e sistemas são configurados individualmente para cada tipo de negócio e suas particularidades. Podem funcionar também de forma híbrida, liberando o acesso gratuito para funcionários enquanto cobra dos clientes.
O sistema será adaptado para o que o seu negócio precisa, para que a gestão do estacionamento deixe de ser um problema para a sua empresa.
Conte com a CloudPark para fazer com que a ideia de ter um estacionamento descomplicado se torne realidade. Nós oferecemos exatamente aquilo que você quer e precisa:
Uma solução simples, prática e acessível para tornar o estacionamento da sua empresa um ativo que não dê trabalho.