Uma solução para o problema de “pátio cheio e loja vazia” é o estacionamento exclusivo para clientes. Veja como fazer da melhor forma!
O seu empreendimento tem um local para estacionamento de veículos para os seus clientes, só que muitas vezes a sua loja está vazia, enquanto o seu pátio está cheio? O seu cliente entra no pátio e não consegue uma vaga para estacionar, mas ao chegar na loja, percebe que não eram os clientes do empreendimento que ocupavam as vagas.
Isso é um problema para o seu estabelecimento. E é por isso que nós vamos dar algumas dicas para você acabar com esse inconveniente.
Meu estacionamento exclusivo para clientes não funciona
Quando você apenas reserva um espaço para estacionamento em uma área de sua propriedade, como fazer para que apenas os seus clientes estacionem ali? Muitas pessoas que possuem afazeres nas redondezas infelizmente vão aproveitar o “estacionamento grátis” e ocupar as vagas destinadas aos clientes do negócio.
Se, por outro lado, você reserva espaços na via pública para os seus clientes, é necessário rever o quanto antes essa prática. Isso porque, de acordo com o CONTRAN:
“fica vedado destinar parte da via para estacionamento privativo de qualquer veículo em situações de uso não previstas nesta resolução”.
A destinação de vagas privativas nas vias públicas tem embasamento legal quando foram estabelecidas pelos órgãos competentes para táxis, ônibus, idosos, pessoas com deficiência, para carga e descarga, para ambulâncias e viaturas da polícia. Do contrário, é uma prática ilegal.
+Leia Mais: Placas de Estacionamento Exclusivo para Clientes Funcionam?
Então, como proceder se o seu estabelecimento tem um espaço que é mal utilizado, ou ainda, se não há espaço nenhum para vagas?
6 Dicas para evitar problemas com o estacionamento para clientes
Antes de detalharmos mais o assunto, vamos iniciar com uma lista de dicas para que você não tenha problemas com esse tipo de serviço. Logo a seguir, nós falaremos sobre como você pode implementar essas dicas.
- Não utilize as vias públicas como estacionamento.
- Tenha controle ao acesso do seu estacionamento.
- Identifique a condição e a melhor forma de validação para utilização.
- Utilize equipamentos para automatizar a gestão do estacionamento.
- Locação é mais barato e não demanda trabalho extra.
- Aproveite o espaço e a estrutura para obter outra fonte de receitas.
Criando um estacionamento exclusivo para clientes
Ter um estacionamento exclusivo é obviamente uma vantagem para o negócio, que pode tanto ofertar uma comodidade a mais para a fidelização dos clientes, quanto atrair novos consumidores para o empreendimento. Mas ele precisa funcionar a favor do negócio.
Se você já possui um espaço destinado às vagas, pode se beneficiar de soluções automatizadas, que ajudam a gerir o pátio de forma autônoma, segura e pouco onerosa. Será necessário, de uma forma geral e dependendo de cada caso em particular, equipamentos como:
- Cancela automatizada
- Totem de acesso (entrada e saída)
- Caixa de validação
E como esses equipamentos funcionam em conjunto? Como você já deve ter visto em alguns estabelecimentos, o cliente chega na entrada do pátio, pega um ticket no totem de acesso, a cancela se abre e ele estaciona o seu veículo. Faz as compras ou utiliza os serviços do local e, antes de sair, valida o seu ticket em um terminal automático ou com um atendente. Ele insere o ticket validado no totem de acesso, que identifica a validação e abre a cancela para que ele deixe o local.
Tudo bem simples, prático e seguro!
E o seu estabelecimento não precisa se preocupar com a compra de equipamentos, nem com a manutenção dos mesmos. Pode simplesmente aluga-los e deixar esse trabalho com a locadora.
Seu negócio com estacionamento exclusivo para clientes
Cada tipo de negócio tem as suas particularidades. Por exemplo, pode haver um valor mínimo em compras para a validação do estacionamento gratuito, ou um tempo máximo de permanência. Então vamos ver alguns exemplos de como pode funcionar o estacionamento exclusivo em alguns cenários.
Supermercado
Nos supermercados, a validação do ticket é normalmente feita no próprio caixa. Ou seja, se o cliente comprou, o caixa sabe que ele tem direito ao estacionamento e valida seu ticket no ato.
Shopping Center
Os shoppings normalmente tem estacionamento exclusivo gratuito para compras acima de um certo valor e praticam a cobrança rotativa para os demais. A validação é feita mediante apresentação de notas fiscais, ou é feito o pagamento pelo estacionamento em totens de autopagamento.
Restaurantes e hotéis
Muitas vezes possuem manobristas, que entregam o carro e as chaves quando o cliente deixa o restaruante ou o hotel. O uso inadequado do estacionamento com esse tipo de serviço é mais incomum, mas quando acontece, não se pode fazer muito a respeito. Ambos podem funcionar com a validação, seja na cobrança da conta do restaurante ou no checkout do hóspede.
Hospitais e clínicas
Uma das formas de fornecer um estacionamento privativo para clientes em hospitais e clínicas é o envio de um código no ato da marcação da consulta. Pode haver também a validação do ticket com um atendente, quando o cliente tem de informar os dados pessoais antes da consulta. É importante lembrar que, nesses casos, é preciso tomar cuidados adicionais no pátio, como certificar-se que há acesso livre para ambulâncias e ter um maior compromisso com a acessibilidade.
Prédios comerciais
A validação do ticket em prédios comerciais pode ser feita individualmente pelo recepcionista de cada sala, utilizando o computador da recepção e um leitor de tickets, ou no hall de entrada, por exemplo, em um local na saída onde os clientes e funcionários precisem passar após utilizarem o elevador.
O seu empreendimento pode unir as práticas de alguns desses tipos de negócios, de acordo com as possibilidades do negócio e com a eficácia de cada uma dessas práticas para o seu caso em particular.
Uma nova fonte de renda para o negócio
Se o seu estacionamento vive cheio, mesmo com o estabelecimento vazio, isso significa também que você tem uma excelente oportunidade de negócio. As pessoas podem decidir estacionar por lá, não apenas porque encontraram um estacionamento gratuito, mas porque realmente há falta de vagas na redondeza.
+Leia Mais: Projeto de um estacionamento: por onde começar?
O estacionamento exclusivo para clientes bem estruturado vai evitar que o seu cliente não consiga uma vaga, mas vai também deixar todas as outras vagas em aberto. Se você investe em automação para ter um maior controle do seu estacionamento exclusivo, terá a sua disposição as condições para transformar essas vagas vazias em uma fonte de receita.
Rotativo, exclusivo ou misto
Um estacionamento rotativo não é preferencial. As suas vagas estão disponíveis para qualquer cliente que queira estacionar o veículo e pagar pelo serviço.
Já o estacionamento exclusivo é vedado ao público em geral. Apenas os clientes podem estacionar os seus veículos, gratuitamente, para utilizar os serviços ou comprar os produtos daquele estabelecimento.
Há pouco, mencionamos o caso de alguns tipos de negócios, que trabalham com o sistema de validação do estacionamento exclusivo, além de outros, que trabalham de forma mista.
Um shopping, por exemplo, tem um estacionamento pago, onde o cliente pode receber isenção, dependendo do seu consumo no local. Ele é um estacionamento misto, que funciona como um rotativo, pago pelo tempo utilizado, mas também opera gratuitamente, no sistema de validação, apenas para clientes. E você pode fazer o mesmo!
Dessa forma, se você monta um estacionamento exclusivo que vive cheio de vagas vazias, você pode começar a pensar em reservar algumas vagas para o uso em sistema rotativo.
É preciso investir mais?
Vale lembrar que é fundamental ter alguma estrutura para o seu estacionamento exclusivo, portanto, você não terá que investir mais para ter um sistema rotativo. Não é o mesmo que montar outro tipo de negócio no local, mas aproveitar os recursos que já estarão disponíveis. Nem mesmo funcionários novos você precisará contratar, já que o sistema funciona de forma autônoma.
Se essa nova fonte de renda se tornar suficientemente atrativa, você poderá contratar outros tipos de serviços e alugar novos tipos de equipamentos, como câmeras leitoras de placas ou totens de autopagamento, entre outros recursos disponíveis atualmente no mercado.
O seu estacionamento misto precisará apenas deixar claras as regras de uso do local, quem precisa pagar e quem tem isenção, através de sinalizações.
Um estacionamento exclusivo para clientes que funciona
Se você acha que está na hora de dar um basta no dilema “estacionamento cheio, loja vazia”, ou acha que no seu espaço possa haver uma oportunidade de negócio, converse conosco.
Nós, da CloudPark, somos especialistas em automação para estacionamentos e podemos avaliar a sua demanda, oferecendo o plano de ação mais adequado para que o seu estabelecimento acabe de uma vez com os problemas relacionados ao estacionamento.
Você pode ter um estacionamento totalmente seguro, controlado, sem precisar contratar mais funcionários, onde os seus clientes terão uma melhor experiência. E o seu negócio não terá nenhuma dificuldade ou trabalho adicional com a gestão do pátio.