Placas de Estacionamento Exclusivo para Clientes Funcionam?

Dicas sobre placa para estacionamento exclusivo para clientes.

Se você quer que as pessoas parem de usar o estacionamento da sua empresa, pode colocar placas de “estacionamento exclusivo para clientes”. Mas será suficiente para resolver?

Você já procurou por “placas de estacionamento exclusivo” no Google e está pensando se esse item pode resolver o problema do estacionamento que você tem reservado para os seus clientes?

Vemos com bastante frequência esse tipo de placa, não é verdade? E o que você faz quando procura um espaço e encontra apenas vagas exclusivas? Estaciona mesmo assim? Provavelmente não. Mas, infelizmente, essa não é a forma de pensar de todo mundo e, por isso, as suas vagas continuam sendo utilizadas por não-clientes.

Vamos saber um pouco mais a respeito desse assunto e das melhores soluções para esse problema?

Placa de estacionamento exclusivo para clientes em via pública

Saiba se placas de estacionamento exclusivo para clientes é uma solução viável.

Em primeiro lugar, vamos estabelecer aqui duas situações bem distintas, que é o uso de um espaço privado ou de um espaço público como vagas exclusivas. Neste último caso, quando as vagas estão na via pública, há bem pouco a ser feito, além de tentar estabelecer um convênio, ou uma parceria, com estabelecimentos próximos que possuem um estacionamento.

Designar espaços públicos para vagas exclusivas é uma prática relativamente comum no Brasil. Um estabelecimento demarca e utiliza um espaço na calçada, em frente ao negócio, para uso apenas de seus próprios clientes. Infelizmente, essa prática é ilegal e precisa ser revista, para evitar problemas com a fiscalização e o pagamento de multas, além de ter o potencial de ser uma publicidade negativa para o negócio.

Mesmo o espaço sendo em frente ao seu comércio, colocar uma placa de estacionamento exclusivo para clientes na rua não é legal, juridicamente falando. Utilizar placas, cones e correntes, para demarcar uma área de estacionamento em via pública ou calçada, é uma prática proibida por lei.

No entanto, se você não tem um espaço que pertença ao seu negócio para o estacionamento, nem há como conseguir uma parceria, ainda é possível criar vagas nas calçadas, que não podem ser exclusivas e devem obedecer a certas regras, desde que você consiga o aval da autoridade municipal competente.

Placa de estacionamento exclusivo para clientes em área privada

Nesse caso, a sua empresa tem uma área de estacionamento, mas não tem controle sobre quem estaciona lá. Você então decide colocar placas informando que o local é um estacionamento exclusivo, ou mesmo proibindo o estacionamento de não clientes. Isso realmente funciona?

Para algumas pessoas, uma placa como essa é o suficiente para que ela procure outro local para estacionar seu carro. Mas apenas colocar essas placas não resolve o problema. Muitas pessoas ainda utilizarão o espaço, como um estacionamento gratuito, sem ao menos se importar se ele é ou não bem-vindo.

Exemplo de uma placa de estacionamento exclusivo para clientes.

Dessa forma, o seu negócio fica sujeito a um problema comum aos estacionamentos exclusivos que não possuem um controle de acesso adequado:

“estacionamento cheio, loja vazia”.

Você e o seu cliente podem ficar frustrados por não haver vagas disponíveis para estacionar o veículo, enquanto não há o mesmo volume de clientes na loja. A comodidade que você quer oferecer ao cliente fica fora do seu controle e pode depor contra o profissionalismo do negócio e seu compromisso para com o cliente.

O que pode parecer uma solução, contratar funcionários para vigiar o local, também não soluciona o problema. Em primeiro lugar, se você é dono ou gerencia um negócio, sabe muito bem o quanto custa para a empresa manter um funcionário a mais.

E ainda que isso não fosse um problema, como seria esse controle? Uma pessoa entra, estaciona o carro e vai embora, sem entrar na loja. Quando ela voltar, o funcionário deveria fazer o que, impedir a saída do veículo? Definitivamente isso é mais um problema, e não uma solução. É necessário controlar o acesso de uma forma mais efetiva.

Controle de acesso para estacionamentos exclusivos

Imagine se, no seu estacionamento exclusivo, houvesse um sistema autônomo para controlar a entrada dos veículos. E os veículos fossem liberados automaticamente mediante a validação do ticket do cliente na sua loja.

Para isso, basta uma cancela automática, um totem para expedir tickets na entrada, e um sistema de validação para a liberação desses tickets na saída.

Saiba tudo sobre administração de estacionamentos.

Dessa forma, o seu cliente entra com o carro, pega o ticket e, antes de sair, tem o seu ticket validado. A cancela só abre após o cliente inserir o ticket, devidamente validado, no totem de acesso. Tudo de forma automática. Agora você tem um real controle de acesso e a sua placa de estacionamento exclusivo para clientes finalmente vai funcionar!

Mas automatizar um estacionamento é muito mais caro do que apenas colocar placas, não é verdade?

Sim, é verdade. Placas como essas não custam muito e são fáceis de encontrar. Mas as placas não servem ao propósito pretendido. Vale lembrar também que obter um sistema de controle de acesso para o seu estacionamento certamente não é tão caro quanto você possa imaginar. Nós vamos mostrar como é possível automatizar o estacionamento sem precisar consumir tantos recursos da empresa, logo adiante. Por enquanto, vamos continuar falando sobre como funciona esse sistema.

Como funciona o controle de acesso

É bem provável que você já tenha utilizado um sistema parecido, quando precisou estacionar em um shopping, em um supermercado, uma clínica, um hospital ou em prédios comerciais. 

Cada tipo de negócio possui equipamentos e sistemas com características ligeiramente diferentes, de acordo com o perfil do empreendimento e do seu público. Isso é notável principalmente com relação às condições e as formas de validação.

Por exemplo, um shopping costuma cobrar pelo estacionamento, mas alguns deles isentam o cliente desse pagamento, mediante apresentação de cupons fiscais. Outros tipos de negócios funcionam apenas com o estacionamento exclusivo, onde o cliente valida o seu ticket no caixa, com um atendente, ou em um terminal, antes de sair.

Os equipamentos funcionam de forma integrada. Assim, uma cancela automática se abre quando o cliente para no totem e retira o ticket. Após a entrada do veículo, a cancela se fecha novamente, sem precisar da intervenção de qualquer funcionário. Quando algum equipamento valida o ticket que está com o cliente, o sistema de validação “notifica” o totem na entrada. Então, quando o cliente insere o ticket, está liberado para sair e a cancela se abre sozinha.

Existem variações sobre como esses equipamentos podem se comportar e os tipos de equipamentos que podem ser utilizados. Vamos saber um pouco mais sobre isso a seguir.

Como criar um estacionamento exclusivo para clientes com controle de acesso

De maneira bem simplificada, o seu empreendimento precisa apenas contratar uma empresa especializada em automação de estacionamentos, como a CloudPark, para que ela possa avaliar as melhores soluções para o seu negócio.

Se você precisa apenas controlar o acesso do seu estacionamento para clientes exclusivos, precisará principalmente de: uma cancela automatizada, um totem de entrada e saída, além de algum sistema de validação, seja ele no computador da recepcionista ou um terminal de validação autônomo.

Lembra quando falamos que não é necessário ter muitos recursos para ter um estacionamento exclusivo para clientes? É exatamente isso o que a CloudPark proporciona com a locação de equipamentos, manutenção e atualização. A sua empresa arca apenas com a mensalidade.

+Leia Mais: Estacionamento Exclusivo para Clientes: 6 dicas para evitar problemas!

Não precisa se preocupar com funcionários para operar o pátio, com a instalação dos equipamentos, nem com a busca por assistência técnica. Você continua administrando o seu negócio e nós cuidamos do seu estacionamento.

Monetizando o estacionamento exclusivo

Mas se você vai dar esse passo para automatizar o seu estacionamento exclusivo, porque não aproveitar os seus recursos para incluir uma nova forma de geração de renda para o seu estabelecimento?

Você continuará com o estacionamento para os clientes, mas poderá utilizar as vagas vazias para pessoas que trabalham ou tem afazeres nas redondezas, estacionarem os seus veículos, pagando a você pelo serviço prestado.

Você precisará apenas incluir um meio para que os clientes efetuem os pagamentos. Isso pode ser feito através de um QR code no ticket para pagamento via PIX, com um totem para autopagamento ou até mesmo com uma maquininha de estacionamentos.

+Leia Mais: Reduzindo custos com manutenção do estacionamento

Digamos que o seu estacionamento tenha 20 vagas e 10 ficam vazias a maior parte do tempo. Se, ao longo do dia, 20 veículos de não clientes estacionassem por uma hora cada um e a sua tarifa fosse de 10 reais por hora, o seu negócio teria uma renda extra de 200 reais ao dia. Contando apenas dias de semana, seriam 4 mil reais mensais.

É claro que isso é apenas um exemplo e as situações podem variar, dependendo de quantas vagas você tem disponíveis, qual o volume de clientes que estacionam e a demanda por vagas na localidade, mas é claramente uma oportunidade de fazer caixa sem ter muito trabalho. Você pode ainda oferecer parte dessas vagas a negócios próximos por um valor mensal.

Resolva o problema de uma vez

Se você chegou até nós buscando formas de otimizar o seu estacionamento exclusivo para clientes utilizando placas de sinalização, já deve ter percebido que elas nem de longe são uma solução para o seu problema. 

O problema de ter o seu estacionamento cheio, sem lugar para os clientes do seu negócio, infelizmente vai continuar.

Então conheça as opções da CloudPark, automatize o seu espaço de estacionamento e resolva de uma vez esse problema. Além disso, você fica com a oportunidade de garantir mais renda para o seu negócio, agora ou no futuro.

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